Ministério da Agricultura realiza evento sobre o mercado de alimentos à base de vegetais

“Em 2020, a categoria cresceu de forma expressiva no mercado brasileiro com a entrada dos chamados ‘análogos'” (Foto: Fazenda Futuro/Divulgação)

Na terça-feira (8), às 14h, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realiza um workshop sobre o mercado de alimentos à base de vegetais (plant-based).

O evento pretende abordar conceitos e pesquisas em desenvolvimento, além de um marco regulatório para o segmento. Entre os participantes estarão representantes do Good Food Institute (GFI), Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (Abia), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) e Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro).

O Mapa qualifica a realização do workshop como importante com base em uma estimativa do GFI que aponta que o mercado global de alimentos à base de vegetais deve atingir um valor de até 370 bilhões de dólares até 2035.

“Em 2020, a categoria cresceu de forma expressiva no mercado brasileiro com a entrada dos chamados ‘análogos’, aqueles alimentos plant-based que buscam mimetizar a experiência propiciada pelos produtos de origem animal em aparência, sabor, textura e aroma. Em geral, esses alimentos são produzidos a partir de proteínas vegetais texturizadas, muitas vezes vindas de grãos como soja, ervilha, grão-de-bico ou feijão.”

Reconhecimento da crescente demanda 

De acordo com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo, o ministério reconhece a crescente demanda em relação aos produtos à base de vegetais.

“Por isso, busca um diagnóstico inicial associado aos cenários prospectivos para implementar um possível marco regulatório, tendo como objetivo a parametrização da produção e comércio destes produtos, de forma a alinhar as diferentes expectativas envolvidas em um ambiente regulatório salutar tanto aos agentes econômicos quanto aos consumidores.”

O secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Bruno Brasil, avalia que o aumento da demanda por produtos à base de vegetais é reflexo “de megatendências observadas para o agro brasileiro”, como o protagonismo do consumidor e a agregação de valor.

“O consumidor, cada vez mais, interfere no modo de produção de alimentos em busca de novas características relacionadas ao sabor, nutrição, sustentabilidade, dentre outras”, finaliza.

O evento on-line será transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube. Para acessar, clique aqui.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *