Mostra Ecofalante-USP terá debate sobre direitos animais

A História do Porco (em Nós): “Vemos o que o homem faz com os animais e, em última instância, com o mundo” (Foto: Divulgação)

Nos dias 30 e 1º de novembro, às 14h, e como resultado de uma parceria com o Grupo de Pesquisa Sobre Ética e Direitos dos Animais do Diversitas, a Mostra Ecofalante-USP abre espaço para discussão sobre direitos animais a partir da exibição de dois filmes. A entrada é gratuita.

No dia 30 será exibido “O quadrado perfeito” no Cinusp Paulo Emílio. Partindo do prisma sobre eugenia, o filme lança o olhar para o mundo da criação de cães de raça pura. Para o debate, o evento convidou a cientista social Doris Accioly e o psicanalista Arnaldo Dominguez.

Já no dia 1º de novembro, na Casa de Cultura Japonesa (USP), a atração da vez é o filme “A História do Porco (em Nós), que apresenta diferentes perspectivas centradas em nossa relação com o porco enquanto animal e como metáfora projetiva de repulsa e desejo em nossa relação com o mundo. Vão participar do debate o pesquisador Douglas Kawaguchi e a psicanalista Ana Laura Prates.

30/10

 

 

O Quadrado Perfeito, de Pablo Bagedelli

Hora: 14h

Local: Cinusp Paulo Emílio

Debatedores: Doris Accioly e Arnaldo Dominguez de Oliveira

Trailer

A partir de seus estudos sobre a eugenia, o diretor lança seu olhar para o mundo da criação de cães de raça pura. Entre biografias, sprays para o pelo, escritórios e teorias genéticas, é revelado todo um sistema que sustenta e reproduz as raças caninas. Uma fotógrafa de competição mergulha nas memórias de seu falecido marido para nos mostrar seus melhores pódios; um casal narra seus próprios problemas de fertilidade enquanto nos ensina as proporções corretas da cabeça de um poodle; a comissão de juízes da Federação Cinológica Argentina discute modificações no regulamento da instituição…

Doris Accioly é cientista Social, professora e pesquisadora do Diversitas – USP. Tem experiência na área de educação, filosofia e ciências sociais, com ênfase em educação e cultura libertárias.

Arnaldo Domínguez de Oliveira é psicanalista com formação em medicina pela Universidad Nacional de Córdoba, militante pelos direitos LGBTT e atualmente um dos coordenadores do curso de formação em psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo – CEP.

01/11

 

 

A História do Porco (em Nós), de Jan Vromman

Hora: 14h

Local: Casa da Cultura Japonesa (sala multimídia)

Debatedores: Douglas Kawaguchi e Ana Laura Prates.

Trailer

Histórias e imagens de porcos estão presentes em todo o mundo. O animal causa repulsa e desejo. A maneira com que o tratamos reflete-se em nossa ação como ‘seres humanos’. Poderia este animal glutão ser uma metáfora da nossa ganância infinita? O narrador nos leva em uma jornada centrada no porco, da pré-história ao presente e ao redor do mundo. Visitamos de laboratórios a museus, de matadouros a fazendas orgânicas. Vemos o que o homem faz com os animais e, em última instância, com o mundo. Poderia haver uma transição para um mundo menos ganancioso e mais respeitoso com os seres humanos, animais e meio ambiente?

Douglas Kawaguchi é doutorando e mestre em psicologia pela USP, pesquisador de maus-tratos a animais e das relações entre humanidade e animalidade há mais de 10 anos, além de ativista dos direitos dos animais desde a década de 1990.

Ana Laura Prates é psicanalista e escritora. Tem doutorado pela USP, pós-doutorado pela UERJ e é pesquisadora da Unicamp. Coordena a rede de pesquisa de Psicanálise e Infância do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Para mais informações, clique aqui. 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *