Não consumir alimentos de origem animal pode reduzir até 70% das emissões de dióxido de carbono

Apenas para produzir um quilo de carne bovina são necessários 25 quilos de grãos – para alimentar o animal – e aproximadamente 15 mil litros de água (Foto: Sidney Oliveira/AG Pará)

De acordo com o relatório Veganism Impact Report, publicado no site homônimo disponível para consulta detalhada, não consumir alimentos de origem animal pode reduzir até 70% das emissões de dióxido de carbono, um dos gases do efeito estufa que tem ajudado a gerar desequilíbrio no meio ambiente e a favorecer as mudanças climáticas.

A abdicação massiva do consumo de alimentos de origem animal no mundo todo poderia impedir a liberação de 9,6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, segundo o relatório. A conclusão é baseada em estatísticas anuais sobre geração de gases do efeito estufa por meio da produção e consumo de produtos, serviços e meios de transporte.

O relatório também indica que se animais não fossem criados para consumo, seria possível poupar uma área de mais de um bilhão de hectares. Afinal, apenas para produzir um quilo de carne bovina são necessários 25 quilos de grãos – para alimentar o animal – e aproximadamente 15 mil litros de água.

A escala do problema também pode ser vista no uso da terra: cerca de 30% da superfície terrestre é usada atualmente para a pecuária. Assim como os alimentos, água e terra são escassos em muitas partes do mundo, e isso representa uso ineficiente de recursos.

O relatório inclui uma ferramenta interativa que permite aos usuários selecionarem uma porcentagem da população de 0 a 100 – mostrando o impacto que a mudança teria se não consumissem alimentos de origem animal.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *