Não é difícil iniciar uma mudança contra a exploração animal

Mesmo quando alguém diz que não conseguiria ser vegano, isso não significa que seja difícil iniciar uma mudança contra a exploração animal.

Basta pensar em seus hábitos que envolvem o uso de animais e priorizar primeiro aqueles que são mais fáceis de abdicar. Em relação à alimentação, o que você consome de origem animal que é mais fácil de abandonar?

Algumas pessoas têm mais facilidade em abdicar de carnes, já outras de laticínios e outras de ovos e produtos derivados, e por conseguinte.

E se você ainda acredita que não consegue abandonar esses hábitos, experimente, de acordo com suas condições econômicas, reduzir o consumo o máximo possível, e logo não será difícil perceber a gradação do desapego.

Pode parecer difícil abandoná-los, mas não é quando percebemos que hábitos são moldáveis de acordo com a nossa vontade. Ademais, podemos ler os rótulos dos produtos e buscar informações para evitar consumir aqueles que têm ingredientes de origem animal.

Muitas pessoas que não costumam ler rótulos ficam surpresas em saber que a quantidade de ingredientes animais nos produtos consumidos no cotidiano é elevada.

Não é difícil reconhecer que há produtos equivalentes e até mais baratos sem nada de origem animal. Embora hoje fala-se muito mais em produtos veganos, produtos livres de qualquer uso de animais estão disponíveis no mercado desde sempre.

Exemplo disso é quando percebemos que um produto que consumíamos na infância já era vegano sem tal identificação – e não são poucos.

A imersão em um sistema alimentar que se apropria o máximo que pode da vida e matéria não humana nos cega para essa ponderação que está ao nosso alcance.

Atentar-se mais ao que consumimos e por que consumimos, e reconhecer que mudanças podem ser feitas, é essencial para reduzir a contribuição à exploração animal, e podemos fazer algo a respeito.

E por que não colaborar também opondo-se ao uso de animais para entretenimento? Por que usar couro de animais quando há outras opções? Há evitável uso de animais em tantos produtos.

Enfim, há muito que, veganos ou não, podemos fazer para não ajudar a perpetuar a exploração em nosso sistema de consumo.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *