Nenhum animal deveria ser enviado ao matadouro

Quem pode dizer que seria ruim não nascer para não ser explorado e morto, sem possibilidade de reivindicar libertação pela própria expressão de insatisfação inconsiderada? (Foto: Andrew Skowron)

Observando um caminhão que transportava animais para o matadouro, pensei em como a empatia pode ser transformadora. Se não fosse seletiva ou conveniente, aqueles animais não estariam a caminho da morte. Talvez não tivessem nascido, não existissem. Quem pode dizer que seria ruim não nascer para não ser explorado e morto, sem possibilidade de reivindicar libertação pela própria expressão de insatisfação inconsiderada?

Ainda que não a explicitassem, numa percepção humana ambígua, que pode ser tão real quanto quimérica, matá-los deixa de revelar o elevado desinteresse humano pela extensão da empatia por outros animais? Como seria se de onde o caminhão estava até onde chegaria, todos que vissem aqueles animais na carroceria fossem contra seus impostos fins?

Esse descontentamento já seria indício de como a empatia é processo de desenvolvimento, de abertura, rompimento. Acredito que as fronteiras entre a aceitação e a rejeição se redimensionariam. E até onde chegariam? Muito pode ser dirimido a partir do momento em que apenas observamos o outro, que não reconhecemos.

Quanto pode surgir dessa experiência? Quem pode mensurar? Para cada um, não há como falar em equivalências, mas observar um animal como é, dissociando-o de qualquer atribuição de consumo, é uma forma de percebê-lo, ou pelo menos tentar percebê-lo, como indivíduo.

Posso falar, partindo dessa experiência, que onde há olhos querendo entrar há olhos querendo sair. Não imagino que alguém acredite que um animal transportado para o abate esteja satisfeito com tal fim, e sei que qualquer um concordaria, mesmo quem diz não ver “nada de errado nisso”.

E o que é o “nada de errado” que não uma faltosa racionalização do que representa na experiência da corporalidade esse fim? Digo que sei e aceito, mas quão profundo é o impacto do saber se rejeito imaginar-me no lugar do outro?

Entendo que a empatia negada em relação aos outros resulta de indisposição, que faz qualquer experiência parecer menor do que é, que artificializa a realidade e a torna menos severa. Assim, não vejo ilusão no clamar de empatia pelos outros animais, mas sim no rejeitar de sua consideração.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *