Nova York ganha geladeira comunitária sem alimentos de origem animal

Refrigerador é abastecido todos os dias com alimentos frescos (Foto: Overthrow Community Fridge/Chilis On Wheels)

Neste mês de fevereiro, a cidade de Nova York ganhou uma geladeira comunitária livre de alimentos de origem animal para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19.  A iniciativa é resultado de uma parceria entre a ONG Chilis On Wheels, Overthrow New York, Artists Athletes Activists, Hip Hop Is Green e Vegan Activist Alliance.

O refrigerador é abastecido todos os dias com alimentos veganos frescos. Além disso, a iniciativa que recebeu o nome Overthrow Community Fridge distribui roupas veganas, produtos de higiene veganos e livros relacionados ao veganismo.

“Não há apenas uma pandemia de covid-19, mas também uma pandemia de fome e doenças crônicas. A cidade e as organizações de justiça alimentar não estavam considerando a saúde da comunidade ou oferecendo opções para veganos ou para aqueles que apenas querem se alimentar de forma mais saudável”, disseram Eloísa Trinidad, da Chilis On Wheels New York, e a ativista Power Malu à VegNews.

A geladeira tem esvaziado bem rápido e isso prova como parte da população está carente desse tipo de solidariedade, segundo Eloísa e Malu. “As pessoas que estão chegando são aquelas que não têm casa ou que têm mas estão com fome e sofrendo com a insegurança alimentar. São famílias, estudantes e desempregados ou pessoas que não estão conseguindo horas de trabalho o suficiente para se manterem”, explicaram.

A geladeira comunitária vegana está à disposição da comunidade 24 horas por dia nos sete dias da semana na 9 Bleecker Street.

Saiba Mais

Com uma campanha criada este mês no site de financiamento coletivo GoFundMe, a iniciativa visa levar geladeiras comunitárias veganas para Manhattan, Queens e Bronx em Nova York.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *