Nova Zelândia decide dar um novo lar aos animais usados em laboratórios

A iniciativa tem chamado a atenção, considerando que o destino comum dos animais usados em testes e em vivissecção é a morte (Foto: Paul Vicente)

Em vez de permitir que os animais usados em laboratórios sejam mortos, a Nova Zelândia está adotando uma política de dar um novo lar aos animais usados em pesquisas. A iniciativa tem chamado a atenção, considerando que o destino comum dos animais usados em testes e em vivissecção é a morte, mesmo quando eles sobrevivem às experiências.

A iniciativa partiu da Sociedade Anti-Vivissecção da Nova Zelândia (NZAVS) e da Helping You Help Animals (HUHA), que recentemente criaram uma petição intitulada “Out of the Labs”, ou seja, “Fora dos Laboratórios”, na tentativa de impedir que os animais sejam descartados quando passam a ser considerados “inúteis” para os laboratórios de pesquisa.

O pedido foi bem recebido pelo governo da Nova Zelândia por meio do Ministério das Indústrias Primárias (MPI), que engloba a agricultura, biossegurança e bem-estar animal. Atualmente o Comitê Consultivo Nacional de Ética Animal (NAEAC) está desenvolvendo um guia de procedimento de reabilitação de animais usados em laboratório.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *