O Natal e a dor de comer animais

Ilustrações: Jo Frederiks/David Brown

Passou mal durante a ceia de Natal. Pediu licença e foi para o quarto. Aguardou na cama o efeito do remédio para indigestão. “Acho que comi carne demais. Na realidade, não tenho certeza, creio que nem tanto, mas por que parece que sim? É como se tivesse um animal inteiro dentro de mim.”

Percebeu que a barriga estava inchando, inchando, inchando. De repente, já não conseguiu ver as pontas dos pés. E como doía a barriga, e doía mais e mais. Ficou desesperado e quis gritar por socorro, mas já não tinha boca.

“Que faço agora?”, refletiu. “Que pesadelo! Que coisa horrível!” Quis derramar lágrimas e não as tinha. Tateou a barriga e sentiu forte pressão contra a pele que esticava como pedaço estranho e dolorido de matéria-prima. Pensou em couro e viu cabeças, pés e outras partes movendo-se dentro de si.

“Que isso agora? Que isso, meu Deus!” Quis vomitar – não conseguiu. Quis levantar – também não. A maior parte da energia do corpo concentrava-se na barriga, onde viu vida, um número indefinido. “Vou morrer, é o que vai acontecer. Sim, é isso! Acabou!” Tentava fechar os olhos, mas não os controlava.

“Como pode?” Notou que seu cheiro já não era seu. “Que dor! Que dor!” Seu corpo agitou-se com extrema violência e agarrou-se na cama com as duas mãos o quanto pôde, até que seus dedos desapareceram.

“Que faço agora?” Caído no chão, sentiu cheiro de animal morto e aversão à carne. Tê-la atravessando a garganta pareceu-lhe um terrível mal, duma ordem que prescindia de explicação.

“É só o que sinto e como sinto!” E a boca do animal em agonia, tão aberta como se tivesse rompido a mandíbula, dava impressão de lançar ao mundo toda a sua dor. “Que cena medonha!”

Horas depois, levantou e percebeu cheiro de churrasco. Observou o quintal vizinho pela janela e acompanhou a fumaça que se formava. Não sentiu desconforto no estômago. Só pensou nas mandíbulas que não chegam aos quintais de toda gente. “Como são numerosas…”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *