Attila Csihar: “Quando olhei nos olhos de um animal, não consegui mais comê-los”

Attila Csihar: “Eu me senti como se estivesse dentro do animal” (Fotos: Eurogroup/Reprodução/Anya Svirskaya)

O vocalista húngaro Attila Csihar, que tornou-se famoso como vocalista da banda norueguesa de black metal Mayhem, não cansa de surpreender quem não o conhece. Levando em conta o seu perfil performático, sombrio e chocante durante suas apresentações, as pessoas rendidas aos clichês dificilmente imaginam que ele não consome animais desde os anos 1990.

Em entrevista à Revista MHF publicada em dezembro de 2017, Attila Csihar contou que ficou enojado quando encontrou cabeças e pedaços de suínos no palco em seu primeiro show com o Mayhem. “Fiquei terrivelmente apavorado. Foi algo como: “Porra, não sei se quero fazer parte disso”, relatou.

E continuou: “Não sou vegetariano de nascimento. Isso aconteceu anos depois. Quando olhei nos olhos de um animal, eu me senti como se estivesse dentro do animal e não consegui mais comê-los. Não sou capaz de matar sequer uma mosca.”

Já em entrevista à Revolver Magazine, Csihar explicou que com o tempo passou a entender as carcaças de animais sobre o palco como um reflexo da sociedade, a gula humana e a sua relação com os animais, o que pode parecer horrível ou reprovável para muita gente, mas para ele isso apenas reforça um fato cotidiano.

Transição para o veganismo 

O vocalista e compositor concorda que embora estejamos imersos em uma sociedade acostumada a alimentar-se de animais, a maioria rejeita a possibilidade de ter que confrontar uma realidade mais próxima de um matadouro do que de um açougue, onde os pedaços são fatiados e embalados de forma a despersonalizar o que a morte de animais realmente representa.

Ao Metal Insider, Attila Csihar contou em julho de 2020 que fez a transição para o veganismo e que nunca sentiu-se tão saudável em sua vida, que estava treinando, tomando suas vitaminas e consumindo canabidiol (CBD).

Antes de tocar no Mayhem, com quem gravou três álbuns entre os anos de 1994 e 2014, Attila Csihar fez parte da banda de black metal Tormentor, fundada em 1984, e que gravou o primeiro álbum “Anno Domini” em 1988. Ele ingressou na banda norueguesa em 1992, ou seja, no ano anterior à morte do fundador e guitarrista Oystein Aarseth, mais conhecido como Euronymous, assassinado em 10 de agosto de 1993.

Além do seu projeto Plasma Pool e da sua carreira solo, Csihar também teve passagens por bandas como Aborym, Limbonic Art, Korog, Anaal Nathrakh, Keep of Kalessin, Emperor, Sear Bliss, Sunn O))), Astarte, Ulver, Taake, Burial Chamber Trio e Grave Temple, entre outras. Ele também é conhecido por suas máscaras peculiares, como as criadas pelo egípcio Nader Sadek, que já assinou a direção de efeitos visuais dos shows do Mayhem e de seus projetos.

Saiba Mais

Attila Csihar nasceu em Budapeste, na Hungria, em 29 de março de 1971.

Matéria atualizada em 03/07/2021. 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *