Olga Connolly: medalhista olímpica, vegana e personal trainer aos 85 anos

Kantowski: "Ela prefere falar sobre a importância de ser gentil com as galinhas”

Olga: “Tudo o que faço nos meus dias agora é convencer as pessoas de que é bom ser saudável, forte e ajudar a salvar o meio ambiente” (Foto: Erik Verduzco/Las Vegas Review-Journal)

Olga Fikotová, hoje Olga Connolly, foi uma das mais importantes atletas olímpicas da história da Tchecoslováquia. Ela fez história no lançamento de disco e se tornou referência mundial no esporte depois que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em 1956.

Naquele ano, conheceu o também medalhista olímpico Hal Connolly, que ganhou a medalha de ouro para os Estados Unidos na modalidade lançamento de martelo. Os dois se casaram e ela se mudou para os Estados Unidos, onde adotou o sobrenome do marido. O casal teve quatro filhos e se divorciou em 1974.

“Tudo o que faço nos meus dias agora é convencer as pessoas de que é bom ser saudável, forte e ajudar a salvar o meio ambiente”, disse Olga este mês em entrevista a Ron Kantowski do Las Vegas Review-Journal.

Olga Connolly conta que se tornou vegana depois de passar por um caminhão transportando galinhas com garras e bicos cortados. A cena testemunhada há décadas a marcou profundamente e a fez refletir sobre o que estamos fazendo com os animais e o meio ambiente. “Ela prefere falar sobre a importância de ser gentil com as galinhas”, informa Kantowski.

Na reportagem “A New Love Story: Olga Connolly, Once the World’s Darling, Is Giving Something Back”, publicada pelo Los Angeles Times em 31 de janeiro de 1989, o jornalista Randy Harvey a define como “uma feminista e ambientalista que também fala apaixonadamente sobre direitos animais e sobre o desenvolvimento da juventude”. Olga também se envolveu em diversos trabalhos sociais depois que parou de competir.

Hoje, aos 85 anos, Olga Connolly ainda dedica sua vida às atividades físicas. Já não se importa com a idade – afirma que deixou de contar os anos. Animada, Olga atua como personal trainer no EoS Fitness Club, em Las Vegas, Nevada. A autorização para o exercício profissional foi conquistada no ano passado, depois de concluir a graduação pela Universidade da Califórnia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here