ONG Ética Animal e UFSC oferecem curso gratuito sobre consideração moral dos animais

Interessados poderão se inscrever no site da instituição até o dia 6 e o curso gratuito e a distância terá início no dia 8 (Imagem: Whoistheroach/Creative Commons)

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do curso “Uma introdução ao debate sobre a consideração moral dos animais não humanos”, realizado pela ONG Ética Animal e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interessados poderão se inscrever no site da instituição até o dia 6 e o curso gratuito e a distância terá início no dia 8.

“Abordará, em linguagem acessível e objetiva, as questões clássicas de ética animal, bem como as questões da atualidade (envolvendo animais em geral, inclusive os silvestres) com seus dilemas, desafios e implicações”, informa a Ética Animal.

O curso que terminará no dia 1º de junho será ministrado pelo mestre e doutor em filosofia (ética animal) pela UFSC, Luciano Carlos Cunha, que também é coordenador nacional da ONG Ética Animal no Brasil.

“As aulas ocorrerão por meio de vídeos pré-gravados e também de encontros síncronos online para discutir as questões. O material será enviado via plataforma Moodle.”

Clique aqui para fazer a inscrição.

Programa do curso:

Aula 1 – (08/04) – Conceitos centrais e discussão sobre as defesas do especismo

Aula 2 – (15/04) – Argumentos gerais a favor da consideração dos seres sencientes e detalhamento da definição de especismo

Encontro síncrono 1 – 20/04 – 19h

Aula 3 – (22/04) – Objeções à consideração pelos seres sencientes (parte 1)

Aula 4 – (29/04) – Objeções à consideração pelos seres sencientes (parte 2) e discussão sobre o dano da morte e a magnitude do dano da morte.

Encontro síncrono 2 – 04/05 – 19h

Aula 5 – (06/05) – Ambientalismo x consideração pelos animais

Encontro síncrono 3 – 11/05 – 19h

Aula 6 – (13/05) – A situação dos animais selvagens e os danos naturais (parte 1)

Aula 7 – (20/05) – A situação dos animais selvagens e os danos naturais (parte 2)

Encontro síncrono 4 – 25/05 – 19h

Aula 8 – (27/05) – Que problemas priorizar e que estratégias adotar?

Encontro síncrono 5 – 01/06 – 19h

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

  1. Sei não, os mais instruídos que me perdoem mas esse negócio de sentir pena dos bichos, tá no DNA, sabe, daqueles bebês ainda analfabetos que esperneiam e choram porque se recusam a comer pedaços esquartejados dos “seus amigos” que a mamãe carinhosamente preparou pra eles. Compaixão pelo ser que sofre, de qualquer espécie, é uma força poderosa e inexplicável provinda do coração, quando ele se joga por inteiro no coração despedaçado à sua frente, para minorar seu sofrimento a qualquer preço, ainda que despedace o seu também. A gente não explica mas sabe dessa certeza de Deus, tambem ali, guiando nossos passos onde o pequenino aflito se escondeu com medo de sofrer e ser de novo maltratado, até que a gente o encontra e o faz acreditar que Deus é bom e a vida é bela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *