ONU recebe inscrições para limpeza voluntária de praias, rios e parques no Brasil

“As ações de limpeza de praia são uma etapa importante, à medida em que ajudam a sensibilizar os cidadãos e engajá-los nesta agenda que é de todos nós” (Foto: Prefeitura de Itanhaém)

A ONU Meio Ambiente recebe inscrições de grupos de voluntários que desejarem participar da Semana Mares Limpos 2019, iniciativa promovida em parceria com o Instituto Ecosurf que ocorre entre 14 e 21 deste mês por todo o país.

A ideia é que voluntários promovam ações de limpeza de praias, rios, córregos e parques. As informações sobre o lixo coletado serão divulgadas com o objetivo de sensibilizar governos e sociedade civil sobre o problema da poluição plástica.

De acordo com a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, é preciso atuar em várias frentes para combater a poluição marinha. “As ações de limpeza de praia são uma etapa importante, à medida em que ajudam a sensibilizar os cidadãos e engajá-los nesta agenda que é de todos nós – governos, empresas, academia e sociedade civil.”

“Temos visto a mobilização crescer consideravelmente nos últimos anos e com a Campanha Mares Limpos estamos unindo esforços para reverter a maré de plásticos que invade nossos oceanos.”

Do total de plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado. Pelo menos 51 trilhões de partículas de microplástico já estão em nossos oceanos, 500 vezes mais que o número de estrelas em nossa galáxia. Estimativas apontam que, se nada for feito para mudar o ritmo atual de produção, consumo e descarte de plásticos, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes.

É possível participar da Semana Mares Limpos por meio da organização autônoma de mutirões de limpeza ou buscando coletivos, grupos e empresas que promovam essas ações. Para fazer parte desse movimento, basta se cadastrar pelo link: www.bit.ly/mareslimpos2019. Não há um número mínimo de pessoas para se inscrever e participar.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *