Opções veganas impulsionam mercado de chocolates para datas comemorativas

Fotos: Yumbles/Hotel Chocolat

De acordo com uma pesquisa da Technavio, o que mais tem impulsionado o mercado global de chocolates para datas comemorativas desde o início da pandemia de covid-19 é a oferta de opções veganas.

Segundo a empresa de análise de mercado, se os fabricantes de chocolates não estivessem investindo em opções livres de ingredientes de origem animal para ocasiões especiais, o que também significa produtos em edições limitadas, dificilmente a previsão para 2024 seria de que o mercado alcançasse um valor de mais de R$ 45 bilhões.

“O mercado está sendo impulsionado pela crescente demanda por chocolates orgânicos e veganos”, reforça a Technavio, acrescentando que os consumidores têm associado mais esses produtos com opções de melhor qualidade, mais saudáveis e mais éticas, o que tem beneficiado o mercado.

Consumo consciente

“Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem e a qualidade dos ingredientes utilizados na preparação dos produtos alimentícios”, frisa o relatório, que também aponta preocupação com uma cadeia produtiva baseada em “comércio justo”.

Todos os anos, os fabricantes de chocolates precisam reavaliar sua produção porque há cada vez mais consumidores mudando seus hábitos. Isso significa que aqueles que estão ignorando a importância e demanda por opções veganas e produzidas de forma mais ética também estão perdendo oportunidades de crescimento.

Da América do Sul, a pesquisa aponta o Brasil como um dos países com potencial de desenvolvimento na oferta de mais opções veganas e orgânicas, que possam beneficiar tanto veganos e vegetarianos quanto intolerantes à lactose e pessoas que estão reduzindo o consumo de laticínios.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *