Ouro Moreno investe cada vez mais em chocolate vegano orgânico

Produto baseado apenas em massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar orgânico (Fotos: Divulgação/Ouro Moreno)

Hoje priorizando apenas três ingredientes, a Ouro Moreno chegou ao mercado brasileiro de chocolates em 2002. Quatro anos depois, lançou os seus primeiros produtos veganos orgânicos.

“A demanda por produtos sem leite cresceu muito e nos especializamos em produzir um chocolate isento de leite e só com três ingredientes – massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar orgânico”, informa a gerente de marketing da Ouro Moreno, Beatrice Guimarães, em entrevista à VEGAZETA.

Ela conta também que além dos produtos serem livres de ingredientes de origem animal e de testes em animais, não há nenhum tipo de exploração animal na cadeia de produção.

“Compramos amêndoas de cacau do tipo exportação de fazenda credenciada pelo IBD Orgânico, o que significa conformidade com a legislação trabalhista [assim como comprovação de produção de cacau orgânico]”, acrescenta.

Questionada se todos os chocolates veganos da marca são livres de ingredientes prejudiciais à saúde, Beatrice confirma que sim. “Outro diferencial é que nossos produtos não possuem lactose, glúten e soja. Não utilizamos lecitina de soja como as outras marcas.”

Embora nem todos os chocolates da Ouro Moreno sejam orgânicos, a marca está ampliando o catálogo desses produtos fabricados em Colina (SP). “Mas todos já são produzidos com açúcar orgânico e priorizamos a pureza do nosso chocolate que também tem certificação kosher [o que significa que é um produto que pode ser consumido por judeus com base na qualidade e na transparência do processo produtivo].”

Crescimento da demanda por produtos sem origem animal

Com 30 produtos no catálogo e faixas de preços que variam de R$ 22 a R$ 120, a Ouro Moreno oferece opções para fins culinários – como os chocolates gourmet Gotas e Fragmentado. O primeiro pode ser utilizado em panetones e cookies; e o segundo, que vem raspado, em receitas que exigem uso de forno.

“A demanda por produtos sem origem animal vem crescendo muito. Vendemos nossas barras para serem consumidas por veganos, assim como vendemos nossos culinários para interessados em utilizá-los como ingredientes veganos”, acrescenta Beatrice Guimarães.

Hoje a Ouro Moreno gera 15 empregos diretos e seus produtos podem ser encontrados em todos os estados do Brasil. “Estamos com aproximadamente 300 pontos de venda. Quem não encontrar um ponto de venda próximo, pode comprar em nossa loja virtual que enviaremos o chocolate direto da fábrica.”

O que é o IBD?

IBD é a sigla para Associação de Certificação Instituto Biodinâmico, considerada a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *