Palácio do Catete recebe edição de Natal de feira vegana

“Não queremos que todo mundo seja legal só no Natal, queremos que a harmonia seja duradoura” (Foto: Divulgação)

O Palácio do Catete, no Rio de Janeiro (RJ), recebe no sábado (14) e domingo (15), das 10h às 18h, a edição de Natal da feira vegana Vida Liberta, que terá 40 expositores comercializando alimentos e outros produtos veganos. A entrada é gratuita.

Outros atrativos incluem aulão de yoga com a atriz Julia Oristânio, vivência sobre empatia e vulnerabilidade com a naturóloga Mari Mel Ostermann, palestra sobre espiritualidade dos animais com o veterinário Gabriel Titan e uma campanha em prol da fauna marinha e limpeza dos oceanos capitaneada pela ONG Divers For Sharks.

O evento oferece ainda gastronomia saudável por até R$ 25, cerveja artesanal, produtos sustentáveis, moda masculina, feminina e infantil, acessórios e artesanatos feitos por pequenos produtores, e também quick massage por R$ 30.

“Não queremos que todo mundo seja legal só no Natal, queremos que a harmonia seja duradoura. Acreditamos em uma forma mais cuidadosa e fraterna de nos relacionarmos com o planeta, com as pessoas, e nos negócios por meio de um comércio justo buscando sempre o máximo de respeito e compaixão nas relações e até entre espécies”, diz o produtor Gustavo Goldani, criador da feira, ao lado da irmã, a nutricionista Catarina Goldani.

Realizada desde 2016, a Vida Liberta foi uma das pioneiras na campanha contra uso de plástico descartável. A feira é auditada pela empresa Simbiose EcoSoluções que monitora o manejo, descarte e geração de resíduos. As marcas que comprovam práticas mais sustentáveis recebem uma premiação em dinheiro. O público também é convidado a repensar seu comportamento e pode “alugar” um copo padrão por cinco reais para usar durante o evento, e se quiser, pode levá-lo para casa ou devolver para a produção.

Um dos destaques dessa edição é a campanha a favor da fauna marinha e a limpeza dos oceanos promovida pela ONG Divers for Sharks. Desde 2010 eles alertam sobre o desaparecimento dos tubarões e sua importância na manutenção do equilíbrio da fauna marinha. “A pesca dos tubarões se dá muito pela procura das barbatanas que são consideradas iguarias por outros povos. Com isso, criou-se a prática denominada ‘finning‘,em que suas barbatanas são retiradas e o animal é jogado ainda vivo ao mar. Sem conseguir se movimentar e gravemente ferido, o tubarão afunda e morre”, explicam os gestores da ONG.

Onde?

Palácio do Catete – Rua do Catete, 153, em frente ao Metrô.

Programação 

 

 

Sábado (14)

10h – Prática de yoga com Manu Shanta

14h – Vivência sobre Empatia e Vulnerabilidade com Mari Mel Ostermann, especialista personare

15h – Jennifer Perroni como facilitadora do momento “Oráculo da Mulher Selvagem, uma Jornada ao Encontro do Feminino Sagrado”

Domingo (15)

10h – Prática de Yoga com Julia Oristanio

14h – Palestra “A espiritualidade dos animais” com Veterinário Gabriel Titan do Canal Alma Pet

15h – Oficina de Minhocário com Ronan Binghiman, Gestor de resíduos orgânicos da empresa Spiralixo

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *