Palestinos vão transferir restaurante universitário vegano de Jerusalém para Ramallah

Em outubro de 2016, a Universidade de Al Quds, em Jerusalém, ganhou um restaurante universitário vegano (Foto: Divulgação)

Há pouco mais de dois anos, a Universidade de Al Quds, em Jerusalém, na parte Palestina, ganhou um restaurante universitário vegano – Sudfeh. Logo no primeiro mês, a Liga Animal Palestina (PAL), formada principalmente por estudantes, comercializou 1,6 mil refeições veganas.

Embora tivessem receio de que a aceitação não fosse muito boa, eles se surpreenderam com a receptividade positiva, inclusive por parte de quem não é vegano nem vegetariano. Segundo a PAL, reflexo de um trabalho que desde o início envolvia a oferta de alimentos frescos da cozinha palestina, que já possui muitos pratos sem ingredientes de origem animal, e outros que não são difíceis de “veganizar”.

Entre as opções oferecidas pelo chef Anan e sua equipe estavam homus, feijões, sopas, folhas de videira recheadas, falafel e maqluba – a paella palestina. Ou seja, alguns dos alimentos mais tradicionais da culinária árabe. Muitos dos estudantes que passaram pelo Sudfeh pelo menos uma vez acabaram retornando.

A Ligação Animal Palestina investiu o equivalente a pouco mais de R$ 38 mil, e o dinheiro foi arrecadado por meio de doações de 200 pessoas e organizações, incluindo a The Vegan Society, da Inglaterra, via projeto de financiamento coletivo. O nome Sudfeh faz referência à sorte, esperança e à satisfação de estar no local certo no momento certo.

Além de administrar o restaurante que oferecia opções para mais de 13 mil estudantes na Universidade Al Quds, a PAL é uma organização sem fins lucrativos que promove os direitos animais e o veganismo. Os lucros do restaurante sempre foram destinados a financiar projetos de proteção animal e bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. Agora a Liga Animal Palestina se prepara para reabrir o restaurante em Ramallah, a 15 quilômetros de Jerusalém.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *