Pandemia elevou demanda global por alternativas à carne

Foto: Heura Foods

Enquanto alguns setores do ramo alimentício enfrentaram grande desaceleração ou queda em decorrência da covid-19 em 2020, o mercado de alternativas à carne conseguiu garantir um resultado positivo.

Isso é o que afirma um relatório divulgado esta semana pela P&S Intelligence, que aponta que o mercado global atingiu um valor superior a R$ 9 bilhões em vendas em 2020.

“A pandemia de covid-19 aumentou a demanda por alternativas à carne”, informa a empresa de análise de mercado, acrescentando que a preocupação com o impacto dos alimentos de origem animal tem motivado consumidores principalmente em países mais desenvolvidos a fazerem escolhas mais conscientes.

A pandemia também fez crescer a associação entre alternativas à carne com ganho em saúde e em sustentabilidade, principalmente por parte de consumidores que reconhecem a covid-19 como uma doença zoonótica associada ao uso e consumo de animais.

Impacto e alternativas

“Além disso, a pandemia interrompeu a cadeia de abastecimento da indústria da carne, causando uma queda de 45% na capacidade de processamento de suínos só nos EUA em 2020. O fechamento de matadouros também contribuiu maciçamente para a crescente demanda por substitutos, impulsionando assim a expansão do mercado de alternativas à carne.”

Segundo a P&S Intelligence a proteína de soja deve continuar sendo o ingrediente mais utilizado no mercado de alternativas à carne, embora cite também a utilização cada vez maior de proteína de ervilha e de trigo.

“Isso se deve ao fato de que os alimentos à base de soja contêm aminoácidos essenciais e fornecem um alto valor proteico. Além disso, têm a capacidade de absorver facilmente os sabores dos ingredientes usados ​​em várias receitas.”

O relatório referencia a crescente popularização do seitan, que também é bastante consumido como uma alternativa à soja. “A América do Norte garantiu a maior participação no mercado de alternativas à carne em 2020, o que tem relação com maior conscientização sobre as várias alternativas à carne e os benefícios de uma mudança de hábitos alimentares.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *