Para Alicia Silverstone, pecuária está destruindo o planeta

Alicia Silverstone também sugeriu um site de receitas veganas e destacou que é possível prevenir doenças por meio de uma dieta à base de vegetais (Acervo: ABC News)

Este mês, a atriz Alicia Silverstone publicou no Instagram que a agropecuária é a principal causa das mudanças climáticas, assim como da extinção de espécies, surgimento de zonas mortas oceânicas, desmatamento e destruição de habitat de espécies silvestres. Ela também convidou seus seguidores a assistirem ao documentário “Cowspiracy”.

Lançado em 2014, o filme dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn mostra de que forma a agropecuária tem contribuído com o aquecimento global, inclusive sendo apontada como a principal responsável pela destruição da Amazônia.

“Cowspiracy” mostra que enquanto um vegano requer 0,6 hectare de terra por ano para se alimentar, um ovolactovegetariano precisa do triplo e uma pessoa com dieta onívora necessita de uma área 18 vezes maior que essa.

“Isto porque pode-se produzir 16 mil quilos de vegetais em 0,6 hectare e apenas 170 quilos de carne na mesma área. Uma dieta vegana também produz a metade de CO2 [dióxido de carbono] de uma dieta [tipicamente] onívora. E ainda gasta só 9% de combustíveis fósseis, 8% de água e 5% do solo”, frisa Kip Andersen no filme.

No Instagram, Alicia Silverstone também sugeriu um site de receitas veganas e destacou que é possível prevenir doenças por meio de uma dieta à base de vegetais. “Compre conscientemente! A indústria da moda pode ser super esbanjadora e altamente poluente (chaminés de fábrica, resíduos de corantes têxteis poluindo hidrovias próximas…”, acrescentou.

Em julho, durante participação no Fórum Político de Alto Nível da Organização das Nações Unidas (ONU), Alicia pediu que autoridades nacionais e internacionais se empenhem mais para garantir o fim dos testes em animais na indústria cosmética.

Em dezembro de 2019, a atriz vegana estrelou uma campanha da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA). Ela aparece e um painel convidando os consumidores a abdicarem do uso de lã.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *