Durante participação este mês na conferência mundial de tecnologia Web Summit, o fundador e CEO da fabricante de carnes vegetais Impossible Foods, Pat Brown, defendeu que um mundo livre do uso de animais como alimentos é possível.
Uma prova disso, segundo Brown, é que a Impossible, sediada na Califórnia (EUA), está comprometida em criar alternativas para todos os alimentos de origem animal mais consumidos no mundo.
“Nossa missão é substituir completamente o uso de animais como tecnologia alimentar até 2035. Levamos isso muito a sério e acreditamos que é possível”, disse o CEO à repórter Laura Reiley, do Washington Post, durante a conferência on-line que teve pelo menos cem mil participantes.
“Eu estava confiante de que teríamos sucesso quando fundei essa empresa e agora estou completamente confiante. O jogo acabou para a indústria atual. Eles apenas não perceberam isso ainda”, afirmou.
Pat Brown disse que para atrair mais consumidores não há outro caminho que não seja oferecer produtos mais saborosos, mais nutritivos e mais baratos. “É o que faremos”, promete.
Ele reconheceu que chamar a atenção dos consumidores para o impacto ambiental da produção e consumo de carne e de outros alimentos de origem animal pode não ser suficiente para motivar uma mudança de hábitos alimentares, ainda que esta seja a principal motivação da Impossible.
Por isso a empresa promete direcionar seu foco para produtos que ofereçam importantes diferenciais em sabor, valor nutricional, preço e conveniência. “A sustentabilidade será apenas um bônus”, comenta.
E acrescenta: “De longe, o maior fator de contribuição às mudanças climáticas e ao colapso da biodiversidade global é o uso de animais como tecnologia de alimentos. Nada chega perto. Temos que nos livrar disso. É muito mais importante do que substituir os combustíveis fósseis em termos de benefícios para o mundo.”
O que é a carne? Sempre que falamos em carne é mais comum uma primeira…
Como a violação sexual de animais pode ser institucionalizada e normalizada? Quando fala-se em “reprodução…
Não é difícil olhar para um animal e reconhecê-lo como criatura de vontades, porque seu…
No Brasil, há sempre mais frangos sendo transportados para os matadouros do que bovinos e…
Em uma edição especial no mês das tradicionais festas juninas, o Picnik Festival terá novamente…
No domingo (26), o bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), recebe mais uma Festa…