Para presidente da Abipesca, carnes vegetais são “enganação”

“Não se pode chamar algo pelo que não é” (Foto: Abipesca)

De acordo com informações da IntraFish, referência em notícias sobre a indústria pesqueira global, esta semana o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo Naslavsky classificou os alimentos de origem vegetal que buscam mimetizar alimentos de origem animal como “enganação”.

A crítica foi mais direcionada às carnes vegetais, incluindo peixes, e versões veganas de frutos do mar. Naslavsky disse que quem quer comer tomate deve comer tomate, assim como quem quer comer tofu deve comer tofu, no entanto, segundo ele, “não se pode chamar algo pelo que não é”.

“Isso não existe…estão enganando o público”, declarou em referência ao uso dos termos peixe e carne para produtos de origem não animal – como se quem comprasse um produto de origem vegetal não o comprasse por ser exatamente o que quer.

No Brasil, deputados federais como Nelson Barbudo (PSL-MT) e Jerônimo Goergen (PP-RS) têm tentado proibir o uso do termo carne e expressões associadas por meio de projetos de lei.

Crescimento do mercado

Vale lembrar que uma pesquisa da Fact.MR estima grande crescimento do mercado de alternativas ao peixe e aos frutos do mar em dez anos – R$ 7,2 bilhões e uma impressionante taxa de crescimento anual composta de 28%.

“Aumento das preocupações ambientais, rápido esgotamento dos estoques globais de peixes e problemas de saúde associados ao consumo excessivo de carne provaram ser os principais aceleradores desse mercado”, informa a Fact.MR.

O que também tem contribuído é o aumento do número de startups investindo em tecnologias que permitam mimetizar o sabor e a textura de peixes e frutos do mar.

“Com o veganismo em ascensão, os peixes à base de vegetais têm garantido ganhos substanciais nos últimos anos. De 2016 a 2020, o mercado já estava experimentando um crescimento impressionante de dois dígitos e espera-se ainda que cresça muito mais nos próximos anos”, frisa a pesquisa.

Clique aqui e informe-se sobre o impacto da pesca comercial no meio ambiente.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. “Enganação” sabem muito bem o que é isso, os animais atraídos para a morte em arapucas, anzóis, arpoes e armadilhas, após haverem confiado nas mãos humanas que os traíram e mataram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *