Paraná mantém campanha contra venda de coelhos na Páscoa

Iniciativa surgiu após o reconhecimento de que muitos desses animais são abandonados em praças, parques e até mesmo em lixeiras (Foto: Reuters)

Desde 2019, o Governo do Paraná tem realizado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo a campanha Páscoa Alternativa. O objetivo é conscientizar a população a não comprar nem distribuir coelhos como presentes no período de Páscoa.

A iniciativa surgiu após o reconhecimento de que muitos desses animais são abandonados em praças, parques e até mesmo em lixeiras, e acabam morrendo de frio, fome ou atropelados e atacados por outros animais.

Segundo a campanha, as pessoas podem encontrar outras opções em vez da compra de coelhos como animais de estimação, o que é comum nessa época por serem considerados dóceis e associados a um dos símbolos da Páscoa.

A iniciativa também aponta que quem ganha um coelho nem sempre está disposto a arcar com os cuidados que o animal necessita. Além disso, em geral, os coelhos são mantidos em gaiolas e enfrentam dificuldades para sobreviver sem cuidados humanos.

Em vez de coelhos de verdade, a Páscoa Alternativa recomenda que as pessoas optem por coelhos de pelúcia ou de chocolate. “Além de trazer a mesma representatividade, essa atitude evita futuros abandonos”, argumenta.

Saiba Mais

Em caso de abandono ou maus-tratos contra animais, ligue para o 156.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *