Parlamentares querem banir completamente o comércio de peles no Reino Unido

Comitê de Meio Ambiente do Parlamento Britânico está liderando a campanha a favor do banimento (Foto: ChiccoDodiFC/Shutterstock)

Segundo informações do The Guardian, um grupo multipartidário de parlamentares quer banir completamente o comércio de artigos de vestuário baseados em peles de animais no Reino Unido. O motivo é que consumidores estão sendo enganados por grifes e lojistas. Ou seja, peles verdadeiras estão sendo comercializadas como peles falsas.

Antes de tomar uma decisão, o Comitê de Meio Ambiente do Parlamento Britânico, que deseja banir esse comércio, está pedindo ao governo para lançar uma consulta pública sobre a proibição de todos os tipos de peles de animais em todos os tipos de produtos – de vestuário ou não.

A iniciativa pelo banimento ostensivo do uso de peles começou a ganhar força no ano passado quando a organização Humane Society International (HSI) revelou que grifes e lojas estavam rotulando peles verdadeiras de raposas, martas e coelhos como falsas. As investigações sobre esse tipo de prática na indústria da moda e no comércio continuam em andamento no Reino Unido, e coloca na berlinda principalmente as práticas comerciais dos varejistas.

Segundo edição do The Guardian de ontem, o presidente do comitê, Neil Parish, disse que é responsabilidade das lojas e das autoridades locais identificarem o que estão vendendo. “Relatos de peles verdadeiras vendidas como falsas mostram que os varejistas estão desconsiderando suas responsabilidades em relação aos consumidores”, afirmou o parlamentar, lembrando que é ilegal fornecer informações enganosas aos consumidores.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *