Passarinho e Barbudo inviabilizam proibição da criação de pássaros em gaiolas e viveiros

Joaquim Passarinho é o autor do substitutivo e Nelson Barbudo o responsável por garantir sua aprovação na Comissão de Meio Ambiente (Fotos: Câmara)

Os deputados federais Joaquim Passarinho (PSD-PA) e Nelson Barbudo (PSL-MT) conseguiram distorcer um projeto de lei em que o deputado Nilto Tatto (PT-SP) propôs a proibição da criação de pássaros em gaiolas e viveiros.

O PL 1487/2019 recebeu um substitutivo de Passarinho em abril, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, em que defende que seja permitida a captura de passeriformes de qualquer espécie, nativa ou exótica, silvestre ou doméstica, para “prática de conservação”, “atividades de resgate e salvamento” e “formação de novos plantéis por criadores autorizados”.

Ou seja, isso significa um endosso à criação de pássaros com fins comerciais, não o contrário, como preconiza a proposta original. E como se houvesse uma articulação prévia, o relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi o deputado Nelson Barbudo, que além de não ter qualquer histórico associado à questão ambiental e animal, substituiu a proposta original pela de Passarinho e ainda garantiu sua aprovação nesta quarta-feira (6).

Ou seja, está claro que a Comissão de Meio Ambiente está sendo usada em defesa de interesses econômicos. Afinal, por qual motivo a comissão o aprovaria de tal forma? Incentivando a criação comercial de pássaros. O substitutivo não impõe nenhum tipo de proibição, mas apenas regulamenta a criação e comercialização, o que torna sua aprovação um engodo.

Críticas do autor do PL 

“A prisão desses animais em pequenas caixas cercadas de grades, com água e comida, por mais que sejam bem providos com alimentos e remédios, é uma forma de violência injustificada”, criticou Tatto.

Em agosto, o autor da proposta disse que há muitas formas melhores para conviver com a fauna do que aprisioná-la. “A posse desses animais não pode ser mais importante que a satisfação de ver pássaros livres em nossas janelas.”

Ele acrescentou ainda que a proposta visa avançar não apenas no sentido de respeito aos animais, mas também de combate ao tráfico de fauna. “Assim como a caça não se justifica mais, pássaros engaiolados também não fazem mais sentido nos dias modernos”, concluiu.

 

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *