Paul McCartney defende que uma dieta à base de vegetais é melhor para o planeta

Foto: Divulgação

Como apoiador da campanha global Plant Based Treaty, Paul McCartney está defendendo que uma dieta à base de vegetais é melhor para o planeta.

“Acreditamos na justiça para os animais, para o meio ambiente e para as pessoas. É por isso que apoiamos o Plant Based Treaty e convidamos indivíduos e governos a assiná-lo”, declarou McCartney. A iniciativa também tem o apoio de suas filhas Stella e Mary, além de outras celebridades como Jerome Flynn, Joaquin Phoenix, Rooney Mara e Moby.

Segundo o tratado, a adoção de uma dieta sem alimentos de origem animal é a maior ação que uma pessoa pode colocar em prática em benefício do planeta. “O [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas] IPCC concorda que uma transição para dietas à base de vegetais pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos alimentos”, destaca o Plant Based Treaty em seu site.

Fim da expansão da agropecuária e do desmatamento

Um estudo da Universidade de Oxford calculou que são necessárias grandes mudanças no sistema alimentar. Se todos adotassem uma dieta à base de vegetais em escala global, reduziríamos as emissões a partir dos alimentos em até 70%.”

A coordenadora da campanha global do PBT, Anita Krajnc diz que no mundo cresce o número de cientistas, representantes de governos, líderes religiosos e celebridades pedindo o fim da expansão da agropecuária e do desmatamento.

“Cada vez mais as pessoas estão reconhecendo que o consumo de carne, laticínios e ovos está gerando [grandes] emissões de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, os três principais gases do efeito estufa – agora precisamos que os delegados da [Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas [COP26 e outros líderes reconheçam isso.”

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *