Pedigree e Whiskas investem em ração sem carne

Animais domésticos são apontados como responsáveis por 1/5 do consumo de carne no mundo (Foto: Getty)

O grupo Mars, proprietário das marcas Pedigree e Whiskas, anunciou esta semana que está desenvolvendo ração sem carne para cães e gatos.

A intenção é lançar no mercado produtos alimentícios para animais à base de plantas, mas com alto teor proteico, segundo a Mars, que acrescentou que os animais domésticos são responsáveis por 1/5 do consumo de carne no mundo.

A justificativa do grupo em trilhar esse caminho é de que hoje há mais preocupação com o impacto ambiental da agropecuária do que nunca. No ano passado, Ben Jacobs, da Mars Petcare, disse que é possível “resolver alguns dos problemas mais prementes do planeta produzindo proteínas com eficiência e reduzindo o impacto ambiental de alimentar centenas de milhões de animais de estimação”.

Também em 2018, o CEO da empresa de alimentos vegetarianos para animais Wild Earth, Ryan Bethencourt, desafiou os executivos das marcas Purina, Pedigree e Blue Buffalo a comerem a ração que produzem para animais domésticos. Bethencourt disse que come sem problema os alimentos que a Wild Earth produz para cães e gatos. Inclusive afirmou que já fez muito isso.

Hoje em dia, já não é novidade que inúmeras das rações disponíveis no mercado para animais não são exatamente saudáveis. Em 2016, Kohl Harrington mostrou no documentário “Pet Fooled”, que aborda as mazelas do mercado mundial de ração animal, dominado por cinco grandes conglomerados: Mars, Nestlé, Procter & Gamble, Hills e Big Heart Pet Brands, como os grandes fabricantes de alimentos para animais domésticos não parecem muito preocupados com o bem-estar animal.

Recentemente, a Wild Earth criou uma ração para cães baseada em uma antiga e tradicional proteína asiática – o fungo koji, que fornece os dez aminoácidos essenciais na alimentação dos caninos. O primeiro alimento para cães da Wild Earth foi lançado em 2018, e uma linha de rações da marca chegou ao mercado este ano.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *