Peixe cultivado pode chegar aos supermercados em 2025

Foto: BlueNalu/Divulgação

De acordo com o cofundador da BlueNalu e COO da Bluu Seafood, Christian Dammann, que é um especialista em agricultura celular, peixes e frutos do mar cultivados poderão chegar aos supermercados de alguns países em 2025.

Em entrevista à Vegconomist, Dammann disse que a agricultura celular utilizada como uma alternativa sustentável tem um processo semelhante ao uso de levedura para produção de cerveja ou à fabricação de iogurte.

“No entanto, a agricultura celular é considerada um novo processo para produção de alimentos. Portanto, requer um processo regulatório mais longo do que os produtos que contêm apenas ingredientes vegetais comuns.”

Ele também frisou que é importante ter em mente que a agricultura celular voltada às proteínas alternativas, e baseada em uma quantidade de células que pode ser replicada, ainda é recente.

“Nossa empresa Bluu Seafood foi fundada há apenas dois anos, enquanto a empresa mais antiga do setor tem sete anos. Provavelmente veremos os primeiros peixes e frutos do mar cultivados disponíveis no mercado nos EUA ou em Singapura.”

O menor prazo de regulamentação é o do país asiático, que requer cerca de 12 meses. “O processo de aprovação oficial nos EUA leva cerca de 18 meses. Em geral, espera-se que a primeira aprovação para esse tipo de produto seja dada nos próximos nove meses. Pouco depois, o produto aprovado provavelmente entrará em um mercado de teste com quantidades limitadas no início. Em 2025, espera-se que peixes e frutos do mar cultivados apareçam nos supermercados.”

Dammann declarou à Vegconomist que na União Europeia o processo deve levar pelo menos dois anos. “Como mais de 20 países estão envolvidos, com diferentes prioridades políticas e econômicas, o processo é mais complexo e pode levar mais tempo. Nesse mercado, pode ser que até 2026 vejamos produtos amplamente disponíveis nas lojas.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *