Pesca comercial está matando golfinhos na França

Retrato da pesca comercial: golfinho morto depois de ficar preso em uma rede de arrasto (Foto: Sea Shepherd)

A pesca comercial está matando golfinhos na costa atlântica francesa. Na semana passada, a Sea Shepherd encontrou mais dois golfinhos mortos sendo içados por dois arrastões que pescavam na região. Não é a primeira vez este mês que a organização de conservação da vida marinha flagra golfinhos mortos ou feridos em consequência da pesca comercial.

Só nas últimas seis semanas, a Sea Shepherd contabilizou mais de 600 golfinhos, a maioria mutilados, encontrados nas praias francesas. Os animais foram atingidos por redes de arrasto. “Embora esse número possa parecer enorme, está muito abaixo da verdadeira escala de mortes em curso”, garante a organização.

Segundo o Observatório Científico Pelagis, a estimativa é de que 80% dos golfinhos mortos na costa atlântica francesa afundam no mar e nunca chegam à costa. “Durante nossas patrulhas, encontramos diariamente muitos golfinhos nessa área particularmente sensível”, informa a presidente da Sea Shepherd France, Lamya Essemlali.

A organização rejeita a tese de que os animais são mortos em consequência da “pesca acidental”. A justificativa é que as técnicas de pesca comercial utilizadas na região são sistemáticas. Ou seja, os pescadores assumem conscientemente o risco de matarem os golfinhos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *