Pesquisa destaca aumento da demanda por proteínas hidrolisadas veganas

(Foto: Pixabay)

Uma pesquisa divulgada neste mês de dezembro pela ReportLinker destaca o aumento global da demanda por proteínas hidrolisadas veganas.

Embora ainda há uma predominância desses produtos em versões de origem animal, as opções hidrolisadas à base de leguminosas estão ganhando cada vez mais mercado nos últimos anos, segundo a pesquisa.

Hoje, todos os fabricantes de suplementos proteicos estão lançando suas próprias versões de proteínas veganas, embora nem todos estejam investindo em versões hidrolisadas.

De qualquer forma, a conclusão é de que a chegada de mais opções hidrolisadas à base de vegetais ao mercado é consequência do rápido aumento do número de consumidores que buscam outras alternativas em um mercado tradicionalmente conhecido por suas opções baseadas em soro do leite.

“A perspectiva de aplicação em nutrição infantil, esportiva e clínica tem impulsionado a demanda por proteínas hidrolisadas”, sustenta a pesquisa. Além disso, seu uso como ingrediente na indústria alimentícia também vem crescendo.

Benefícios e crescimento 

Vale lembrar que no ano passado a Persistence Market Research publicou um relatório também destacando o potencial das proteínas hidrolisadas à base de vegetais devido às suas aplicações nutricionais.

O que torna esse tipo de proteína um grande atrativo, de acordo com o relatório da PMR, é o fato de que fornece todos os aminoácidos necessários e ajuda na redução da ingestão de gordura saturada e colesterol.

“Para prevenir doenças cardiovasculares, a demanda por alimentos acrescidos de proteínas vegetais hidrolisadas está aumentando. É uma maneira eficaz de reduzir o colesterol LDL e diminuir o risco de doenças cardíacas”, enfatiza.

A pesquisa estima que esse mercado deve registrar taxa de crescimento anual composta de 5%, alcançando um valor equivalente a R$ 13,47 bilhões até 2029.

Saiba Mais

A vantagem da proteína hidrolisada em relação a outras tipos de proteínas é que por passar por processo de hidrólise, que quebra as proteínas em tamanhos menores, a digestão ocorre com mais facilidade, o que significa um melhor aproveitamento de suas propriedades nutricionais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *