Pesquisa informa que Alemanha é líder no lançamento de produtos veganos

Lista dos dez maiores países em lançamentos de produtos veganos (Acervo: Mintel)

A empresa britânica de pesquisa global de mercado Mintel divulgou este mês um relatório informando que a Alemanha é líder no lançamento de produtos veganos. A pesquisa avaliou o lançamento de produtos veganos no mundo todo no período de julho de 2017 a junho de 2018. A explicação é bem simples – resposta à demanda. O número de veganos teve um aumento de 240% na Alemanha de julho de 2013 a junho de 2018.

O relatório da Mintel também revela que 50% dos alemães consideram as proteínas de origem vegetal tão nutritivas quanto as proteínas de origem animal. Além disso, 17% dos alemães dizem que o sabor da proteína de origem vegetal é bem melhor. Entretanto, não são apenas os veganos e vegetarianos que têm fortalecido esse mercado. Os chamados ovolactovegetarianos e flexitarianos também têm contribuído com a redução geral do consumo de produtos de origem animal.

A Mintel interpreta o resultado da pesquisa como sendo predominantemente um reflexo do aumento do consumismo ético, especialmente entre os consumidores jovens. Na análise de mercado global, a Alemanha responde por 15% dos lançamentos veganos, seguida pelo Reino Unido com 14%, Estados Unidos com 12% e França e Espanha com 4%. O Brasil aparece em 6º lugar com 3%. A Mintel alerta que especialmente os fabricantes de alimentos e bebidas devem incorporar opções para veganos em seus lançamentos se não quiserem perder oportunidades.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *