Pesquisa registra aumento de 63% na procura por produtos vegetarianos e veganos

Kite Hill, uma das empresas que têm investido em iogurtes para vegetarianos e veganos (Foto: Unnatural Vegan)

De acordo com uma pesquisa global realizada e divulgada esta semana pela Innova Market Insights, uma empresa privada de pesquisa de mercado, sediada na Holanda, a procura por produtos vegetarianos e veganos já aumentou em 63% em 2018, estimulada por fatores que envolvem saúde, sustentabilidade e ética.

“O mercado de alternativas lácteas tem sido um beneficiário específico dessa tendência”, informou a diretora de inovação da Innova Market Insights, Lu Ann Williams, ao grupo de comunicação e marketing PR Newswire, sediado em Nova York. A crescente disponibilidade e promoção de opções à base de plantas para linhas tradicionais de laticínios, como bebidas lácteas, iogurtes, sobremesas congeladas e sorvetes, tem favorecido bastante a procura por opções livres de ingredientes de origem animal, segundo Lu Ann.

Ainda este ano, a Innova prevê que os leites vegetais devem atingir a marca de mais de 16 bilhões de dólares em vendas no mundo todo. Os lançamentos de opções vegetais mais do que dobraram em um período de cinco anos. Por isso o cenário é considerado promissor para o lançamento de mais opções de iogurtes vegetais. A Innova Market Insights destaca que só nos Estados Unidos, um a cada três consumidores estão consumindo mais iogurtes à base de vegetais.

“Na tentativa de oferecer algo novo, estamos começando a ver uma crescente variedade de ingredientes à base de plantas que não são à base de soja, incluindo cereais como arroz, aveia e cevada. Também notamos um aumento de opções com oleaginosas como amêndoas, avelãs, castanhas, nozes e macadâmias, além de coco e opções mais incomuns, como tremoço, cânhamo e semente de linhaça”, declara Williams.

Na perspectiva do grupo de marketing PR Newswire, o interesse pela alimentação baseada em vegetais tem refletido também no desenvolvimento do mercado de substitutos de carne, cujas vendas devem chegar a 4,2 bilhões de dólares até 2022. Esse aumento é uma consequência do crescimento do vegetarianismo, do veganismo e da preocupação com o bem-estar animal.

 

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *