“Couro” de kombucha pode contribuir para uma indústria da moda mais sustentável

Colete de “couro” de kombucha criado por pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa (Foto: Divulgação)

Recentemente, pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, conseguiram fabricar um colete e um par de sapatos a partir de uma película gelatinosa formada por bactérias e leveduras baseadas na fermentação do chá de kombucha.

O material desenvolvido em laboratório é semelhante ao couro de origem animal e pode ser usado na fabricação de roupas, bolsas e sapatos veganos, sustentáveis e biodegradáveis. Por enquanto, o “couro” de kombucha foi desenvolvido apenas em laboratório, mas a previsão é de que em breve a fabricação de roupas a partir desse material já seja uma realidade.

Quem está apostando nisso é a designer Galina Mihaleva, professora da Universidade Estadual do Arizona que vê no kombucha um material promissor para um futuro mais sustentável na produção de roupas, calçados e outros artigos.

Galina tem feito experimentos em um laboratório na universidade, onde já obteve alguns bons resultados, mas deixa claro que embora isso possa parecer novidade, os chineses foram pioneiros no uso de kombucha com outras finalidades há dois, três mil anos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *