Petição pede criação de Refúgio da Vida Silvestre na Bahia

Salvador possui menos de 5% de sua cobertura florestal original e um déficit de áreas naturais protegidas

“Continuamos perdendo áreas verdes importantes, e milhares de árvores estão em risco de serem derrubadas” (Foto: SOS Vale Encantado)

Uma petição criada pelo coletivo SOS Vale Encantado está pedindo apoio para que o prefeito de Salvador (BA), Antônio Carlos Magalhães Neto, crie no Vale Encantado o 1º Refúgio da Vida Silvestre da cidade.

“Assim protegendo animais silvestres e milhares de árvores sob risco de desmatamento. A área tem grande potencial para o lazer e turismo de natureza, com geração de emprego e renda.”

O coletivo defende a criação das unidades de conservação municipais já previstas no Plano Diretor de 2016, além de cobrar a promessa do atual prefeito de “transformar Salvador na Capital da Mata Atlântica, resiliente e inovadora”.

A justificativa para a urgência da criação do refúgio é que Salvador possui menos de 5% da sua cobertura florestal original e um déficit de áreas naturais protegidas muito maior do que capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, ou seja, capitais situadas também no bioma Mata Atlântica.

 Continuamos perdendo áreas verdes importantes, e milhares de árvores estão em risco de serem derrubadas, uma vez que os mecanismos de proteção ambiental não são devidamente implementados por seguidos governos de nossa capital”, lamenta o SOS Vale Encantado.

O coletivo destaca ainda que os remanescentes da Mata Atlântica em Salvador possuem rica biodiversidade que contribui com a regulação da temperatura, filtragem do ar, beleza cênica, absorção e purificação da água da chuva, além do controle de alagamentos.

“Esses benefícios conhecidos como serviços ecossistêmicos, são proporcionados gratuitamente pela natureza e, não podemos mais abrir mão deles em nossa capital”, enfatiza.

Saiba Mais

O coletivo SOS Vale Encantado é formado por 50 cidadãos de Salvador e contam com apoio de artistas, cientistas, instituições e do Ministério Público Estadual da Bahia.

Para apoiar a criação do Refúgio da Vida Silvestre, clique aqui. 

Ator baiano João Miguel veste a camisa do SOS Vale Encantado e da defesa ecológica em Salvador neste momento crucial para a cidade. "As árvores têm um significado sagrado…Este Vale está vivo, este Vale existe. E é importante que ele não seja derrubado." Axé João!AJUDE A SALVAR O VALE ENCANTADO- Curta a página da campanha SOS VALE ENCANTADO.- Compartilhe esta publicação.Saiba mais sobre o Vale Encantado e a nossa campanhahttp://sosvaleencantado.wixsite.com/salvadorSeja um voluntário: sosvaleencantado@gmail.com#MataAtlântica #ÁrvoresSalvador #SOSValeEncantado

Posted by SOS Vale Encantado on Friday, July 29, 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here