Petição que pede fim do Zoológico de Araçatuba (SP) ultrapassa 30 mil assinaturas

“O hipopótamo Miltão, símbolo do zoológico, foi encontrado morto em julho de 2015″ (Foto: Folha da Região/Paulo Gonçalves)

Uma petição que pede o fim do Zoológico de Araçatuba (SP) e transferência dos animais para santuários já ultrapassou 30 mil assinaturas.

A iniciativa da ativista Simone Segura é uma reação às mortes de animais no local. Ela explica que em 2015 uma ema foi encontrada morta, sem pernas e asas, além do pescoço cortado.

“Um estudo a pedido do Ministério Público foi feito para verificar se os espaços onde os animais ficam são adequados. De acordo com o resultado, o MP iria pedir providências para transferirem os animais para um lugar mais adequado. Desde 2015, estamos aguardando uma manifestação”, lamenta.

Simone lembra que o caso da ema não foi um episódio isolado. “O hipopótamo Miltão, símbolo do zoológico, foi encontrado morto em julho de 2015. Sobre a morte de Nilo, a onça, deveria haver um parecer em 30 dias, mas nada foi divulgado. Ele tinha apenas quatro anos”, frisa.

Lista de animais mortos cresceu 

As mortes de animais silvestres sob tutela do zoológico não pararam por aí. “Em 2018, mais dois macacos vieram a óbito. Um dos animais foi encaminhado para necropsia e a suspeita é de que a morte tenha sido provocada por uma descarga elétrica provinda de fio de alta tensão. O outro macaco também morreu no zoológico municipal, mas não foi informado à população sobre a causa da sua morte.”

Já em 2019, um jacaré-de-papo-amarelo, encontrado morto no zoológico. “Ele estava no Zoológico Municipal de Araçatuba desde 1998.  Mais uma vez, não foram repassadas informações sobre o motivo de sua morte.”

Saiba Mais

As assinaturas serão entregues na Câmara de Vereadores de Araçatuba.

Clique aqui para acessar a petição.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *