PL cobra que síndicos denunciem maus-tratos a animais em condomínios

Fred Costa: “O projeto de lei busca contribuir para o enfrentamento da violência contra os animais"

No PL 4438/2020, o deputado sustenta que é preciso desenvolver uma nova mentalidade em relação à concepção de maus-tratos a animais (Foto: Pixabay)

Uma proposta legislativa de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) exige que síndicos denunciem maus-tratos a animais em condomínios.

“O projeto de lei busca contribuir para o enfrentamento da violência contra os animais, estabelecendo a obrigatoriedade de comunicação pelos condomínios residenciais aos órgãos especializados, sobre a suspeita ou ocorrência de maus-tratos a animais nas unidades condominiais ou nas áreas comuns aos condôminos”, explica Fred Costa.

No PL 4438/2020 protocolado neste mês de setembro, o deputado sustenta que é preciso desenvolver uma nova mentalidade em relação à concepção de maus-tratos a animais, e que não é apenas a explícita violência física que deve ser considerada como reprovável.

Maus-tratos também envolve abuso indireto

“Em muitas situações o animal pode estar sofrendo mesmo que não esteja sendo submetido a abuso direto. Um caso bastante comum de maus-tratos é a denúncia de animal mantido sem o fornecimento de água e alimentação adequados”, informa.

E acrescenta: “Também comete o crime de maus-tratos aquele que mantém animal em local inadequado, sem higiene, espaço e luz solar, dentre outras situações que impedem que ele tenha uma mínima qualidade de vida.”

O deputado acrescenta ainda que pra evitar isso também é importante as pessoas entenderem quais são as necessidades de um animal antes de adotá-lo.

“Proliferam os casos nos quais as pessoas não têm ciência da extensão das responsabilidades envolvidas antes de se tornarem tutores de um animal de estimação.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here