PL defende criação de campanha nacional contra o abandono animal

No Brasil, há cerca de 30 milhões de animais vivendo nas ruas (Foto: Pixabay)

Uma proposta protocolada ontem (10) na Câmara dos Deputados defende a criação de uma campanha nacional contra o abandono animal.

Segundo o deputado Fred Costa (Patriota-MG), autor do PL 5481/2020, a campanha anual “Dezembro Verde” visa conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais.

“E chamar atenção para o problema do abandono de cães e gatos em parques, avenidas, ruas, bairros e estradas”, acrescenta Costa e cita que nesta época do ano, com a chegada do período de férias, o abandono cresce até 70%.

“Não é mistério para ninguém a enorme quantidade de animais abandonados nas ruas. Basta sair de casa e andar por pouco tempo que, inevitavelmente, você irá se deparar com um cão ou gato que vive abandonado nas ruas”, frisa, também justificando a necessidade da campanha.

Ações sugeridas pelo projeto de lei

Entre as ações sugeridas pelo projeto de lei estão palestras, atividades educativas, veiculação de campanhas na mídia, ações nas ruas e distribuição de material informativo principalmente em instituições de ensino.

“O abandono de animais, é uma grave e covarde violação dos direitos dos animais. Muitos ainda são filhotes quando são abandonados, e a vida desses animais dura, em média, de dois anos.”

Vale lembrar que no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais vivendo nas ruas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *