PL propõe campanha nacional de conscientização sobre câncer em animais

“O câncer de mama e as doenças da próstata não são uma exclusividade dos humanos” (Foto: Pixabay)

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Cássio Andrade (PSB-PA) propõe a criação de uma campanha nacional de conscientização sobre câncer de mama e de próstata em cães e gatos.

“O câncer de mama e as doenças da próstata não são uma exclusividade dos humanos. Em cães e gatos, a incidência dessas doenças também está aumentando consideravelmente”, argumenta o autor do PL 1881/2021.

Andrade propõe a criação das campanhas nacionais “Outubro Rosa Pet” e “Novembro Azul Pet”. “Terão por objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e das doenças que acometem a próstata dos animais”, diz.

Segundo informações divulgadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a probabilidade de ocorrência de câncer de mama é de 45 a 50% em cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias.

PL será avaliado por três comissões 

“As atividades de conscientização poderão ser realizadas em parceria com a sociedade civil ou integrar as atividades de conscientização das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul já realizadas pelo poder público”, frisa o deputado.

“A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar essas patologias e elevar as chances de cura dos animais.”

O projeto de lei foi encaminhado para avaliação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Depois deve ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *