PL propõe criação do Dia Nacional do Jumento

Segundo o PL, hoje esses animais são vítimas de captura, transporte irregular, confinamento e abate com fins de exportação (Foto: Acervo da Polícia Civil da Bahia)

Protocolado na terça-feira (23), um projeto de lei do deputado Célio Studart (PV-CE) propõe a criação do Dia Nacional do Jumento, a ser comemorado no dia 13 de maio.

Um dos objetivos do PL 561/2021 é conscientizar a população sobre a importância de proteger os jumentos. “A espécie está correndo risco de extinção devido a ações extrativistas perpetradas por empresários e com o aval do governo brasileiro”, justifica Studart.

Segundo a proposta, hoje esses animais são vítimas de captura, transporte irregular, confinamento e abate com fins de exportação.

“Importante frisar que não há qualquer cuidado com o bem-estar dos jumentos, uma vez que são submetidos a crueldade e maus-tratos durante todo esse processo. São privados de água, alimento, cuidados técnicos veterinários e outras necessidades da espécie. “

Descaso com os jumentos

O deputado também aponta que na exploração comercial de jumentos é comum animais doentes, incluindo filhotes, morrerem por falta de cuidados. “A espécie é pouco estudada e conhecida, de forma que não há técnicas específicas para transporte, manejo e abate, o que faz com que o bem-estar seja ainda mais comprometido”, frisa Célio Studart.

E acrescenta: “Estima-se que em poucos anos a população de jumentos estará extinta no Brasil, como vem acontecendo em outros países do mundo. Além dos maus-tratos e do risco de extinção, é importante ressaltar o risco à biossegurança, já que o mormo, zoonose típica de equídeos e com letalidade de 95% para humanos, está presente em todo o Brasil devido à ausência de rastreabilidade dos animais, já comprovada pela fragilidade na emissão das guias de trânsito animal.”

Saiba Mais

O PL também homenageia Antônio Batista Vieira, padre, escritor e político nascido no sertão cearense e fundador do Clube Mundial do Jumento em 1996. Segundo Célio Studart, dentre muitas ações em defesa pioneira dos jumentos no Brasil, Vieira enviou uma carta ao então presidente Fernando Henrique Cardoso solicitando a instituição do Dia Nacional do Jumento no dia 13 de maio. Porém, o pedido não foi atendido.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *