Projeto que proíbe que golfinhos e baleias sejam mantidos em cativeiro é aprovado no Canadá

“A aprovação do projeto de lei S-203 é um momento decisivo na proteção de animais marinhos e uma vitória para todos os canadenses” (Foto: Sam Tsang)

Em discussão desde o ano passado, o projeto de lei S-203, que proíbe que golfinhos e baleias sejam mantidos em cativeiro, como ocorre em aquários, parques temáticos e outros ambientes em que animais marinhos são usados como entretenimento, foi aprovado hoje na Câmara dos Comuns, no Canadá.

“Os canadenses têm sido claros, eles querem o fim da prática cruel de manter baleias e golfinhos em cativeiro. E com a aprovação do projeto de lei S-203, garantimos que isso acontecerá”, afirmou ao final da votação a líder do Partido Verde, Elizabeth May.

O projeto foi endossado por uma coalização de mais de 20 cientistas marinhos e organizações como a Humane Society International, Animal Justice, Humane Canada e cientistas marinhos do Whale Sanctuary Project e Ontario Captive Animal Watch, além da World Animal Protection e Jane Goodall Institute, entre outros.

“A aprovação do projeto de lei S-203 é um momento decisivo na proteção de animais marinhos e uma vitória para todos os canadenses”, avaliou a diretora-executiva da HSI, Rebecca Aldworth.

E acrescentou: “As baleias e os golfinhos não pertencem aos tanques, e o sofrimento inerente que esses animais altamente sociais e inteligentes sofrem em confinamento intensivo não pode mais ser tolerado. Parabenizamos os patrocinadores desta lei e o governo canadense por demonstrar uma forte liderança na resposta à vontade pública e à sólida ciência sobre essa crítica questão.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *