Política

PL que proíbe exportação de gado vivo está parado no Senado há um ano

“Entendemos que os inevitáveis danos ambientais advindos da atividade e a situação de maus-tratos a que se submetem os animais justificam a vedação à exportação” (Foto: Wikimedia)

Na sexta-feira (28) completa um ano que um projeto de lei que proíbe a exportação de gado vivo em todo o Brasil está parado no Senado. Na Comissão de Meio Ambiente, a proposta foi encaminhada para a relatoria do senador e pecuarista Carlos Fávaro (PSD-MT) em 28 de maio de 2020, mas nenhum parecer foi apresentado.

De autoria do senador Rudson Leite (PV-RR), o PLS 357/2018 tem enfrentando oposição desde que foi protocolado. Na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, por exemplo, a proposta recebeu previsível voto contrário dos senadores Ivo Cassol (PP-RO) e Wellington Fagundes (PL-MT), então relator e presidente da comissão.

O primeiro é pecuarista e foi condenado a quatro anos de prisão por crimes contra Lei de Licitações cometidos de 1998 a 2002. Já o segundo, que é médico veterinário, foi um dos defensores do Dia Nacional do Rodeio, além de ser autor do PLS 201/2016, em que defende o comércio e consumo de carne de javali no país.

Os senadores alegam, na justificativa contra o PLS de Leite, que notícias que destacam que a exportação de animais vivos com fins de abate é crueldade são sensacionalistas.

Mesmo com oposição, PL continua tramitando

Segundo Rudson Leite, os laudos evidenciam que os animais são enclausurados em espaços reduzidos para serem transportados em longas viagens marítimas, nas quais enfrentam tempestades e calor intenso.

O senador também denuncia que urina e excrementos normalmente se acumulam no assoalho do navio e depois são despejados no mar, mesmo destino de inúmeros animais. Ou seja, aqueles que morrem durante a viagem são triturados e seus restos são descartados.

“Entendemos que os inevitáveis danos ambientais advindos da atividade e a situação de maus-tratos a que se submetem os animais justificam a vedação à exportação nas condições descritas”, enfatiza Leite.

Apesar da oposição na CRA, o projeto continua tramitando graças ao artigo 332 do Regimento Interno do Senado, que permite que propostas que estejam na casa há menos de duas legislações tenham continuidade se o autor recorrer.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.

Saiba Mais

Recentemente o governo do Reino Unido anunciou que banirá a exportação de gado vivo por reconhecê-la incompatível com o bem-estar animal.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

1 dia ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

2 dias ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

3 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

4 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

6 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

1 semana ago