Reino Unido assume compromisso de proibir exportação de gado vivo

Lord Goldsmith: “É apenas o primeiro passo em nosso Plano de Ação para o Bem-Estar Animal, que transformará ainda mais a vida dos animais” (Foto: CIWF)

O governo britânico anunciou na semana passada que proibirá a exportação de gado vivo, assim como a venda de foie gras. Também assumiu o compromisso de reconhecer formalmente os animais como seres sencientes como parte de um plano de aperfeiçoamento das leis de bem-estar animal.

“Os animais vertebrados serão reconhecidos como seres sencientes pela primeira vez na legislação do Reino Unido, graças à introdução do Projeto de Lei de Bem-Estar Animal (Senciência), apresentado no Parlamento”, informa o governo em seu site.

Com a mudança na legislação, o Reino Unido passará a considerar que os animais têm inúmeras capacidades semelhantes às nossas.

“Reconhecer formalmente na lei que os animais são sencientes e experimentam sentimentos da mesma forma que os humanos é apenas o primeiro passo em nosso Plano de Ação para o Bem-Estar Animal, que transformará ainda mais a vida dos animais neste país e fortalecerá nossa posição como líder global”, disse o ministro do bem-estar animal, Lord Goldsmith.

Outras medidas incluem análise de proibição da importação de troféus de caça e proibição de importação e exportação de barbatanas de tubarão. “Agora que deixamos a UE, estamos livres para buscar os mais altos padrões de bem-estar animal do mundo”, destacou o ministro.

A diretora executiva da Humane Society International, Claire Bass, declarou que 45 das organizações de proteção animal mais respeitadas do Reino Unido uniram-se para cobrar a aprovação do reconhecimento dos animais como seres sencientes. “Suas emoções e bem-estar merecem consideração e proteção quando as leis são feitas”, frisou Claire.

“Esperamos que o Comitê recém-estabelecido seja eficaz em garantir que os ministros prestem a devida atenção à senciência animal ao formular e implementar políticas. Como uma nação de amantes dos animais, não devemos esperar nada menos do que conceder aos seres sencientes o reconhecimento legal que eles merecem”, comentou o gerente sênior de políticas da organização Compassion in World Farming, James West.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *