PL visa proibir abate de aves por meio de trituração, sufocamento e eletrocussão

No mundo todo, uma das maiores vítimas de trituração, sufocamento e eletrocussão são os pintinhos machos considerados descartáveis pela indústria (Foto: Ricardo Rojas/Reuters)

Protocolado na Câmara dos Deputados na semana passada, um projeto de lei visa proibir o abate de aves em estabelecimentos avícolas por meio de trituração, sufocamento e eletrocussão.

Ainda que o abate de animais por si só já seja cruel, o autor da proposta, deputado Célio Studart (PV-CE), avalia que esses métodos são mais cruéis.

Caso o PL 3628/2019 seja aprovado e sancionado, quem não cumprir a lei será multado e os recursos arrecadados serão destinados a campanhas de conscientização sobre bem-estar animal.

Em abril, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou projeto com proposta semelhante, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC).

No mundo todo, uma das maiores vítimas de trituração, sufocamento e eletrocussão são os pintinhos machos considerados descartáveis pela indústria.

De acordo com a organização alemã Deutscher Tierschutzbund, até seis bilhões de pintinhos são mortos por ano. Normalmente os animais são moídos ou mortos por meio de dióxido de carbono.

A justificativa é que esses pintinhos também não interessam à indústria da carne porque não têm a mesma genética dos animais criados com essa finalidade.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *