Poluição plástica não se resume a sacolas e embalagens

Ao contrário do que muita gente pensa, plásticos não estão apenas naqueles produtos óbvios em que o reconhecemos ao primeiro olhar (Foto: Noel Guevara/Greenpeace)

Ao contrário do que muita gente pensa, plásticos não estão apenas naqueles produtos óbvios em que o reconhecemos ao primeiro olhar. E quando se fala em poluição plástica, ainda hoje se associa principalmente e rapidamente com sacolas, garrafas e outros tipos de embalagens. Mas será mesmo que a poluição plástica se resume a isso?

Não. Nem todo plástico é visível a olho nu e estão inseridos em nosso cotidiano muito mais do que imaginamos. Enquanto microplásticos são qualquer peça de plástico com menos de cinco milímetros de tamanho, as microesferas medem menos de um milímetro. Ainda menores, os nanoplásticos são tão pequenos que podem atravessar a pele humana.

Entre os produtos que contêm polímeros plásticos estão desodorantes, xampus, condicionadores, sabonetes líquidos, batons, tinturas de cabelo, cremes de barbear, protetores solares, repelentes, cremes antirrugas, hidratantes, sprays para o cabelo, máscaras faciais, produtos para cuidados de bebês, sombras para os olhos, rímel e outros. Em alguns casos, esses produtos são feitos com mais de 90% de plástico.

Os ingredientes plásticos são predominantes nos produtos de higiene e beleza porque são utilizados para condicionamento da pele, esfoliação, abrasão, brilho, polimento de dentes, regulação de viscosidade, emulsificação, entre outras características.

O microplástico destes produtos pode facilmente descer pelo ralo e, por ser muito pequeno, passa pela filtragem de águas residuais e chega aos rios e mares. Como não é biodegradável, atrai toxinas e bactérias ao chegar no mar. Desta maneira, pode ser comido por peixes, anfíbios, insetos, larvas e animais marinhos, provocando o bloqueio do trato digestivo do animal ou entrando na cadeia alimentar, voltando para o consumo humano. O impacto dos microplásticos na saúde humana ainda não é totalmente conhecido.

“A presença de lixo plástico e de microplásticos no ambiente marinho é um problema sério e de preocupação global crescente”, diz Heidi Savelli-Soderberg, que trabalha para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em questões relacionadas ao lixo marinho. “Precisamos de uma resposta global urgente, com uma abordagem do ciclo de vida do produto”.

Entre as dicas para diminuir o consumo de microplásticos estão o uso do aplicativo Beat the Microbead (em inglês), que ajuda a descobrir se o produto contém este material. Acesse o link para maiores informações aqui. www.beatthemicrobead.org

Outras alternativas são exigir produtos e materiais sem plástico e trocar para outro tipo de embalagem sempre que possível.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. CAROS ADMINISTRADORES DA PAGINA EM QUESTÃO……BOM DIA….QUERO SABER PORQUE NÃO EXISTE A OPÇÃO COMPARTILHAR NAS DEMAIS REDES SOCIAIS????
    SOMENTE FAZENDO COENTÁRIOS A POSTAGEM APARECE NO FOICEBOOK????
    DEIXO-LHES UMA MNSGM QUE NÃO É MINHA APENAS SOU O CARTEIRO/MENSAGEIRO/ARAUTO DAS BOAS NOVAS DIVINAS” E NÃO DES-UMANA$$$$……AMÉM!!!!!!
    ——————————————-

    ”QUANDO OS HOMENS SÃO JUSTOS AS LEIS SÃO DESNECESSÁRIAS……MAS QUANDO OS HOMENS VIRAM CORRUPTO$$$ COVARDE$$$ AS LEI$ $ÃO INÚTEI$$$…….
    “O conhecimento LIBERTA, mas é a AÇÃO que realiza”.É necessário transformar a informação em conhecimento,depois, Transformar conhecimento em sabedoria!
    “Toda verdade passa por três estágios.
    No primeiro, ela é ridicularizada.
    No segundo, é rejeitada com violência.
    No terceiro, é aceita como evidente por si própria.” ( Schopenhauer )
    “Conhecer a nossa própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão de outras pessoas.”
    Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele….PROVÉRBIO 22-6
    “O poder real não vem do ódio, mas da verdade.” – ABRAHAM LINCOLN
    ———————————–
    ”ENSINE OS SÁBIOS E ELES FICARÃO MAIS SÁBIOS….ENSINE OS TOLO$/IDIOTA$$$ E ELE$ FICARÃO MAI$ IDIOTA$$$”……(PROVERBIOS 9)
    ”QUANDO NÃO SE SABE O QUE QUER QUALQUER CAMINHO SERVE E É AÍ QUE MORA O PERIGO”……….
    ”SONHO QUE SE SONHA SOZINHO É SÓ UM SONHO….QUANDO SE SONHA JUNTOS SE TORNA REALIDADE”…
    “Ninguém cometeu maior erro, do que aquele que não fez nada, só porque podia fazer muito pouco’’..
    O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
    No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.
    Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.
    Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.
    Martin Luther King..
    .”QUANDO EXISTE SAUDADE É PORQUE EXISTE AMOR…..”….A SAUDADE É O TEMPERO DO AMOR…..
    ——————————-
    DIZ UM VELHO DITADO :
    ……”AS BRAZAS JUNTAS AQUECEM MAIS….SEPARADAS ELAS SE APAGAM LOGO”………
    …..”Dois homens juntos são mais felizes que um isolado, porque obterão um bom salário de seu trabalho.
    Se um vem a cair, o outro o levanta. Mas ai do homem solitário: se ele cair não há ninguém para o levantar.
    Da mesma forma, se dormem dois juntos, aquecem-se; mas um homem só, como se há de aquecer?
    Se é possível dominar o homem que está sozinho, dois podem resistir ao agressor, e um cordel triplicado não se rompe facilmente..
    Mais vale um adolescente pobre, mas sábio, que um rei velho, mas insensato, que já não aceita conselhos”…………….
    Eclesiastes 4:9-13
    ——————————-
    …… ”QUANDO NÃO SE SABE O QUE QUER QUALQUER CAMINHO SERVE…..E É AÍ QUE MORA O PERIGO”………..”SONHO QUE SE SONHA SOZINHO É SÓ UM SONHO….QUANDO SE SONHA JUNTOS SE TORNA REALIDADE”…
    O que queremos……
    Quem sabe o que quer sempre tem o que fazer. Esta é uma verdade singular. Quando sabemos o que queremos, sempre temos o que fazer. Saber aonde ir faz com que tracemos o caminho mental antes mesmo de trilhá-lo em passos. A mobilização do pensamento. O foco e a concentração no objetivo.
    Há objetivos que movem nossos dias. Desde que saltamos da cama até a hora de dormir. Somo livres para decidir o que queremos das nossas vidas. Com quem nos relacionamos. Que hábitos cultivamos. No que investimos nosso tempo. Como podemos nos tornar melhores no que fazemos.
    O caminho nos proporciona a aprendizagem. Aprendemos a ter calma nas aflições. Paciência nas inquietudes. Ponderação nas atormentações. Pensar duas vezes é sempre mais prudente que agir por impulso. Por isto, antes de tudo, saibamos o que queremos. Tendo estratégia, o combate planejado é mais eficiente.
    ——————————–
    ”…QUEM PLANTA VENTOS TERÁ COM CERTEZA DE COLHER TEMPESTADES…..TEM MUITA GENTE SEMEANDO ‘URTIGA’ QUERENDO COLHER ALGODÃO…..CUIDADO COM O QUE VOÇÊS SEMEIAM…QUEM PROCURA SARNA TEM QUE SE COÇAR….”
    ————–
    “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2 Timóteo 3:1-5)
    ————————–
    ”QUANDO OS HOMENS SÃO JUSTOS AS LEIS SÃO DESNECESSÁRIAS……MAS QUANDO OS HOMENS VIRAM CORRUPTO$$$ COVARDE$$$ AS LEI$ $ÃO INÚTEI$$$…….
    ——————————
    Romanos – Capítulo 1 — IRA DE DEUS CONTRA AS MENTIRAS DOS COVARDE$$$$……………..
    18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.
    19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
    20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
    21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
    22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
    23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
    24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
    25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *