Por que as florestas são importantes para nós

As florestas desempenham um papel fundamental em nossas vidas. Papel que nem sequer reconhecemos (Foto: ICMBio)

Por muito tempo, pensávamos nas árvores como seres puramente funcionais ou ornamentais, objetos no cenário. Elas decoram as ruas da cidade, nos fornecem sombras para descanso e alívio do calor do sol, nos fornecem papel e combustível, frutas e nozes. Esses benefícios são bastante óbvios.

No entanto, alguns de seus outros benefícios são quase invisíveis a olho nu. As florestas estão silenciosamente trabalhando em segundo plano, secretamente limpando nossa água, filtrando nosso ar e nos protegendo das mudanças climáticas.

Elas são anjos da guarda de mais de um bilhão de pessoas, fornecendo alimentos, medicamentos e combustível para aqueles que não podem ter acesso a esses recursos. Elas abrigam mais de três quartos da biodiversidade terrestre e muitas das pessoas mais pobres do mundo.

As florestas desempenham um papel fundamental em nossas vidas. Papel que nem sequer reconhecemos. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) listou alguns de seus segredos que beneficiam a humanidade:

Supermercados – Mais do que a ocasional maçã ou laranja que arrancamos de uma árvore, as florestas são verdadeiros mercados de alimentos. Quase 50% das frutas que comemos vêm das árvores, sem mencionar as nozes e as especiarias que também obtemos dessas cestas básicas naturais.

Seguro de vida – Algumas comunidades dependem quase exclusivamente de florestas como fonte de alimentos. Cerca de 40% das pessoas extremamente pobres vivendo em áreas rurais — cerca de 250 milhões de pessoas — estão em áreas de floresta e savana. Para essas comunidades, florestas são um seguro contra a fome.

Super heroínas – Florestas e árvores podem parecer inconspícuas, como Clark Kent, mas elas são como o super-homem de várias maneiras. Elas são nossas heroínas na luta contra a mudança climática. Elas tornam nossas cidades mais sustentáveis, resfriando naturalmente o ar e removendo poluentes. Elas protegem a nossa saúde, nos dando locais de refúgio e relaxamento. Elas combatem a degradação da terra e a perda da biodiversidade, fornecendo vida vegetal e animal em seus habitats.

Sumidouros de carbono – Como uma força para o bem, nossos super-heróis florestais agem como sumidouros de carbono, absorvendo o equivalente a cerca de dois bilhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano. Como qualquer super-herói, eles têm uma falha. O desmatamento é sua “criptonita”. Quando as árvores são cortadas, elas liberam esse dióxido de carbono de volta ao ar. O desmatamento é, de fato, a segunda principal causa da mudança climática após a queima de combustíveis fósseis. É responsável por quase 20% de todas as emissões de gases de efeito estufa — mais do que todo o setor de transportes do mundo.

Recreação – As árvores são apaziguadoras de estresse. O turismo baseado na natureza está crescendo três vezes mais rápido do que a indústria do turismo como um todo e agora responde por aproximadamente 20% do mercado global. Estudos até ligam espaços verdes e cobertura de árvores nas cidades a níveis reduzidos de obesidade e criminalidade. Como um exemplo, a taxa de obesidade de crianças que vivem em áreas com bom acesso a espaços verdes é menor do que naquelas que têm acesso limitado ou nenhum acesso.

As florestas têm secretamente desempenhado um papel cada vez maior no nosso dia a dia. Não podemos esperar ter um mundo #FomeZero sem contar com a ajuda dos governos, das agências e dos órgãos que as protegem e ajudam a respeitá-las.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *