Por trás da lã: PETA expõe violência contra ovelhas em seis países

PETA: “É assim que as roupas de lã são feitas, e se você vendê-las ou usá-las é isso que estará apoiando” (Imagens: Reprodução)

A organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) divulgou esta semana um novo vídeo expondo a violência por trás da produção de lã. Isso significa que a entidade subiu para 117 propriedades de seis países o total de denúncias envolvendo crueldade contra ovelhas.

O vídeo desta semana mostra o sofrimento desses animais na cadeia de fornecimento de lã para a indústria na Austrália. A investigação associou a violência contra os ovinos, que aparecem no vídeo sangrando e sendo espancados durante o processo de tosquia, com marcas como Urban Outfitters, Anthropologie e Free People.

“Devem ser responsabilizadas por seu papel no apoio à cruel indústria de lã”, defende a organização. “Quando os consumidores perceberão que a extração de lã não deve ser comparada a um corte de cabelo? É assim que as roupas de lã são feitas, e se você vendê-las ou usá-las é isso que estará apoiando.”

Segundo a PETA, trabalhadores mal remunerados tendem a maltratar os animais, o que envolve chutes, socos e pisadas. Em Victoria, na Austrália, a entidade descobriu que tosquiadores já quebraram a perna de um cordeiro, furaram e cortaram ovelhas e também rasgaram os olhos delas.

“Quando os consumidores perceberão que a extração de lã não deve ser comparada a um corte de cabelo?” (Imagens: Reprodução)

Outros exemplos chocantes 

Também há casos de ovelhas que perderam a orelha no processo porque alguém estava enraivecido. “Nos galpões de tosquia, os trabalhadores correm contra o relógio porque são pagos por volume, não por hora. A tosquia apressada e agressiva deixa muitas ovelhas feridas e sangrando.”

Um dos investigadores da PETA testemunhou tosquiadores cortando longas tiras de pele dos animais. “Uma ovelha não recebeu analgésicos quando um tosquiador tentou costurar sua ferida aberta com uma agulha que parecia não prestar.”

Outro caso chocante registrado pela organização envolve um tosquiador que atingiu o prolapso vaginal de uma ovelha. “Estava do tamanho de um melão. Quando ele terminou, usou a lã para limpar o sangue do chão. O trabalhador disse que o ‘esforço’ de ser tosquiada contribuía para o prolapso.”

O investigador infiltrado da PETA levou a ovelha a um veterinário. Ele disse que ela estava lutando para dar à luz um cordeiro natimorto e que seu útero estava gravemente rasgado. Então o animal foi sacrificado para acabar com seu sofrimento.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *