Porcos não devem ser reduzidos a produtos

Um cão mantido confinado em um pequeno espaço o dia todo é visto como vítima de uma grande crueldade. Por outro lado, essa é a realidade comum dos suínos criados para consumo (Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals)

Embora tenham mudado a partir de manipulação genética, os porcos ainda preservam características de seus ancestrais, como a inteligência e consciência semelhantes à daqueles que viviam livremente em florestas.

Muito parecidos com os cães nesse aspecto, os porcos são animais sociáveis que nascem com aptidão para interagir e viver em grupo, não em confinamento e em isolamento.

Por uma questão cultural, em nossa sociedade um cão mantido confinado em um pequeno espaço o dia todo é visto como vítima de uma grande crueldade. Por outro lado, essa é a realidade comum dos suínos criados para consumo.

Ou seja, tal reprovação não é partilhada em relação a animais que são vistos como fontes de produtos. Por isso, muitos daqueles que sabem da exploração e privação dos suínos não os consideram como seres com direito de não sofrer em nossas mãos. Do contrário, não seriam reduzidos a alimentos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *