Preciso ver desespero em um animal para ser contra sua morte?

Foto: Unparalleled Suffering

Se olhamos para um frango com olhos intumescidos e o bico aberto, imobilizado por mãos humanas, mãos que o forçarão à morte, o que podemos perceber?

Um animal que, incapaz de fazer prevalecer o próprio interesse, manifesta descontentamento por expressões comuns à sua natureza inatural. Sem ter como livrar-se do estado de dominação que determina seu fim, é isso que resta.

Então podemos concluir que é a “reação última” de oposição do animal e, como num paradoxo, a “reação última” é também “reação primeira”, porque um animal não morre duas vezes.

A experiência é singular, irrepetível, mas também é múltipla e repetível, porque outros também passaram e passarão por isso, embora o que assimilamos a partir de seus olhos, boca e corpo possa variar.

Se olhamos para essa realidade a partir de uma concepção fatalista, banalizamos a experiência do animal para afugentá-la à nossa própria sobre a “verdade de seu fim”, submetida à “verdade da primariedade do consumo”.

E essa primariedade que inexiste sem imposição pode ser confrontada pela recepção momentânea, que motiva um pensar que terá ou não impacto por sua dimensão consequencial – pode desaparecer logo mais ou persistir. Quanto mais atenção toma-nos uma representação, mais considerações podemos fazer.

Porém, não é só a representação por si, como se fator isolado fosse, que determina isso, mas também o que preexiste em nós, porque as precedências favorecem tais pertinências. A ideia do que podemos definir como o desespero de um frango gera algo em mim e algo em outro, sem caráter idêntico.

Mesmo em caso de diferença interpretativa, quem pode afirmar que há disposição não humana em ser dominado e obliterado? O que nos diz a imobilização inerente ao processo de matança para consumo? Se a ideia do desespero fosse uma ausência, a violência também seria? Se acreditássemos que sim, estaríamos artificializando reação ignorando a ação.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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