Prefeito de Bagé (RS) incentiva exploração de cães em corridas

Ativistas lembram que a prática já foi banida em países vizinhos como Argentina e Uruguai, além de Estados Unidos, Itália e França, que a classificam como maus-tratos (Foto: Getty)

O prefeito de Bagé (RS), Divaldo Lara (PTB), está investindo R$ 251 mil na construção de um centro de eventos para corrida de galgos.

A novidade está sendo criticada por ativistas dos direitos animais, que a classificam como uma forma de tentar fortalecer a exploração de cães como entretenimento humano.

Eles lembram ainda que a prática, conhecida por envolver apostas em dinheiro, já foi banida em países vizinhos como Argentina e Uruguai, além de Estados Unidos, Itália e França, que a classificam como maus-tratos.

Segundo os ativistas, a medida atrai um tipo negativo de turismo. Afinal, a prática traz ao Brasil pessoas que se opõem à proibição em seu país de origem e rejeitam suas consequências.

Outro ponto citado é que os recursos poderiam ser destinados ao combate ao abandono animal e ofertas de vacinas e tratamentos para animais desamparados.

Projeto de lei e petição

Para evitar que situações como essa continuem surgindo, o movimento Galgo Livre Brasil pede apoio ao Projeto de Lei (PL) 1441/2019, de autoria do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), que prevê a proibição da corrida de galgos no Brasil.

“A lei é o único modo de acabar com a crueldade que eles impõem aos galgos”, informa o movimento que criou uma petição para reforçar que há um clamor público contra a prática no país.

O PL 1441/2019 aponta várias justificativas que reforçam a oposição ao uso desses animais em corridas, como múltiplos abusos físicos e psíquicos, o que vai contra o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9605/1995).

“Um esporte deve ser entendido como uma atividade em que existe envolvimento voluntário de seus participantes, algo que não ocorre quando há submissão compulsória de animais não humanos”, argumenta Izar.

Petições

Se você é contra a construção do centro de eventos para corrida de galgos – clique aqui.

Outra petição pede o fim da corrida de galgos – clique aqui. 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

5 respostas

  1. Pqp, galgo é um cachorro que foi feito pra correr, é isso que ele faz, maus tratos é pegar um animal desses e não dar o devido estimulo a ele. Um cão com esse nível de energia, sem a devida forma de evacuar stress, vai se tornar estressado, agressivo, ansioso e violento. Se um animal desses pudesse falar ele certamente falaria: Pelo amor de Deus me deixa correr, eu não aguento mais viver como um um ser humano só pq vc quer pagar de moralista!!

  2. Entre deixar um animal correr de própria vontade e .maltratar e dopar para correr há um abismo.
    Depois de não conseguir ganhar. As corridas são descartados com crueldade como e a prática também na Espanha.
    Essas barbaridades tem que acabar.

  3. Aí o prefeito dá uma entrevista, hj que não sabia pra que servia o dinheiro da emenda do Deputado. Em que mundo vive esse prefeito. As pessoas que são a favor dessa maldade deveriam receber os injeções de anabolizantes, cafeína, etc.

  4. O que as pessoas não sabem é que não se trata apenas da natureza do animal. Os tutores dos cães administram drogas no animal, que enlouquecidamente, corre além de sua vontade e resistência. Com a injeção de drogas, os animais acabam cardíacos e são descartados nas ruas por não servirem mais para diversão do humano cruel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *