Prefeito de Santa Fé promove “Mês da Consciência Vegana”

“O Programa Ambiental Nacional das Nações Unidas declarou que uma mudança global em direção a uma dieta vegana poderia ajudar a salvar o mundo de uma fome devastadora, escassez generalizada de combustível e mudanças climáticas catastróficas” (Fotos: Divulgação/Prefeitura de Santa Fé)

Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito de Santa Fé, no Novo México (EUA), promove o “Mês da Consciência Vegana” em novembro. Instituído após assumir a prefeitura em 2018, Alan Webber argumentou que suas razões são ambientais, éticas e de saúde, e que é uma boa oportunidade para os moradores da cidade aprenderem um pouco mais sobre os benefícios de uma dieta à base de vegetais.

“O Programa Ambiental Nacional das Nações Unidas declarou que uma mudança global em direção a uma dieta vegana poderia ajudar a salvar o mundo de uma fome devastadora, escassez generalizada de combustível e mudanças climáticas catastróficas”, justificou o prefeito, segundo a revista VegNews.

Também valendo-se de relatório da ONU, e que foi bastante difundido pelo documentário Cowspiracy, que explica como a agropecuária contribui com o aquecimento global, Webber declarou que todos os dias uma pessoa que segue uma dieta livre de ingredientes de origem animal economiza 1,1 mil galões de água, 20,4 quilos de grãos, mais de 9 quilos de dióxido de carbono e a vida de um animal.

“Santa fé é celebrada como uma das melhores cidades gastronômicas do mundo, e nos orgulhamos de todas as deliciosas opções veganas que nossos restaurantes e cafés têm a oferecer”, disse à VegNews.

E acrescentou: “Os primeiros povos desta terra se sustentaram com milho, feijão e abóbora, e estamos orgulhosos que esses ingredientes tradicionais continuem a aparecer nos cardápios contemporâneos. A cidade de Santa Fe é líder em conservação da água e práticas ecológicas, e apoiamos as pessoas que escolhem uma dieta vegana por qualquer motivo.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *