Prefeito veta proibição de carroças de tração animal em Santo Ângelo (RS)

Imagens da ONG Pé de Pano que mostram as consequências do uso de animais como tração animal em Santo Ângelo

Esta semana, a ONG Pé de Pano, que atua em defesa dos equinos em Santo Ângelo (RS), lamentou o veto à proibição de carroças de tração animal na cidade.

Embora o projeto de lei que previa o fim do uso de cavalos com essa finalidade tenha sido aprovado pela Câmara de Vereadores, o prefeito Jacques Gonçalves Barbosa vetou na segunda-feira (11) a proposta.

Em sua justificativa, o prefeito sustenta que o PL de autoria do vereador Maurício Loureiro é inconstitucional – “padece de vício formal de iniciativa” e “a competência de organização e funcionamento da administração pública é do poder executivo, não do legislativo”.

Agora a ONG Pé de Pano está questionando se o prefeito vai propor um projeto de lei que proíbe as carroças de tração animal ou se a justificativa é apenas uma forma de manter tudo como está.

“Tudo continuará como no mandato anterior? Porque para nós da ONG o sofrimento, exploração e mortes que presenciamos há mais de cinco anos resgatando equinos de carroças em Santo Ângelo é de uma desumanidade brutal! Fora o descontrole de animais soltos em via pública, atropelados!”, critica.

A Pé de Pano também destaca que se reuniram duas vezes com Jacques Barbosa para conversar sobre o projeto de lei. “Ficou claro que iria sancionar. Mas para nossa surpresa e indignação recebemos essa triste notícia. Segue a exploração, a dor, o sofrimento e certamente serão ceifadas mais vidas de equinos!”, lamenta.

 

Clique aqui para acompanhar o trabalho da ONG Pé de Pano por meio do Facebook ou clique aqui para segui-la no Instagram.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *