Premiado hotel vegano completa dois anos na Escócia

Jack McLaren-Stewart e a mãe Sandra em frente ao Saorsa, que já atraiu turistas do Japão e Austrália (Foto: Murdo MacLeod/The Guardian)

O hotel vegano Saorsa 1875, que funciona em uma casa da era vitoriana, construída em 1875 em Pitlochry, em Perthshire, na Escócia, está completando dois anos em junho. Mesmo com pouco tempo de funcionamento, já atraiu turistas de diversas partes do mundo.

No ano passado, o Saorsa 1875 recebeu o prêmio “Big Sleep 2020”, da National Geographic, que selecionou os 48 novos melhores hotéis do mundo. A escolha foi justificada pela excelência na conciliação de qualidade aliada à sustentabilidade.

“Vai muito além da comida sustentável à base de vegetais: tudo aqui é vegano, desde a bebida no bar do hotel aos produtos de limpeza e móveis reciclados no lounge”, citou a National Geographic.

“Naturalmente, o aquecimento vem de energia 100% renovável. Enquanto isso, na cozinha, a chef australiana Deborah Fleck prepara jantares a partir de produtos locais ou da própria horta do hotel.”

“Isso não é sobre sacrifício ou abstinência”

O Saorsa 1875 foi inaugurado em junho de 2019 pela família McLaren-Stewart, e desde então tem recebido turistas de inúmeros países. Em 2019, Sanda McLaren-Stewart disse ao Boutique Hotelier que além de serem muito bem recebidos pela comunidade vegana, eles também têm atraído vegetarianos, flexitarianos ou apenas curiosos.

Ela contou que definiram dois objetivos quando assumiram a propriedade. O primeiro foi criar um lugar legal e confortável onde os veganos sintam-se comprometidos com a ética. O segundo foi contribuir para acabar com alguns dos estereótipos que ainda cercam o veganismo – como a associação da abstenção de produtos de origem animal com uma “espécie de privação”.

“Nós queríamos criar um espaço onde todos, veganos ou não, pudessem se reunir para celebrar a incrível inovação e diversidade que estamos vendo em todo o movimento. Isso não é sobre sacrifício ou abstinência, é um ambiente onde os hóspedes podem experimentar incríveis comidas, bebidas e um design que não surgiu às custas dos animais”, disse Sandra McLaren-Stewart.

O hotel Saorsa 1875 é pet friendly e a energia utilizada no local é da Ecotricity, qualificada como “energia verde” e certificada pela Vegan Society.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *